Moro… Num país tropical… Tenho um Super Hornet e um violão…

20

Fotos são do exercício FARU SUMU 01-2012, realizado na base da RAAF de Darwin, em meio às chuvas tropicais do Norte da Austrália

Tudo bem, é um pouco de exagero dizer que a Austrália é um “país tropical”, como se costuma falar a respeito do Brasil, cuja posição geográfica inspirou a letra da famosa música de Jorge Benjor. Mas quase metade da Austrália está acima do Trópico de Capricórnio, que no Brasil passa próximo à cidade de São Paulo. Embora os novos Super Hornets da RAAF (Força Aérea Real Australiana) sejam abrigados na Base de Amberley, cuja latitude está próxima à de Florianópolis, no Brasil, boa parte das possíveis ameaças que a Austrália leva em conta estão ao Norte.

E é justamente na Base de Darwin (que na Segunda Guerra Mundial sofreu ataques japoneses), no Norte da Austrália, que os F/A-18F Super Hornet da RAAF estão participando, pela primeira vez, do exercício FARU SUMU 01-2012. Fazendo uma comparação, Darwin está numa latitude próxima à da cidade de Salvador e, como aqui, as chuvas do final do verão (ou, para citar outra música, as “Águas de Março”) também estão marcando sua presença no exercício, como se pode ver pelas fotos divulgadas (clique para ampliar).

Segundo o site do Ministério da Defesa da Austrália, dez caças F/A-18F Super Hornet e cento e quarenta membros da RAAF estão no Território Norte, participando do FARU SUMU 01-2012. Os Super Hornets são do Esquadrão N.6 de Amberley, e também participam controladores aéreos (Joint Terminal Attack Controllers – JTAC) do Esquadrão N.4 de Williamtown. O exercício acontece entre os dias 11 e 29 de março, nas bases de Darwin, Tindal e no estande de tiro de Delamere.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz