A Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare) informou na sexta-feira, 16 de março, que recebeu o último exemplar encomendado do avião de transporte e reabastecimento em voo KC-767A, entregue ao 14° Stormo de Pratica di Mare. Foi organizada uma apresentação especial da aeronave à imprensa especializada.

O KC-767A foi desenvolvido a partir da célula do Boeing 767, aeronave bastante difundida na aviação comercial. A versão italiana tem o diferencial de incorporar três pontos de reabastecimento por meio de mangueiras flexíveis tipo “sonda e cesta” (probe and drogue) e um ponto com a haste rígida do tipo  “boom”, podendo fornecer combustível, em voo, para todos os tipos de aviões existentes, sejam de caça ou de transporte.

Os sistemas computadorizados e automatizados da aeronave permitem que seja tripulada por apenas três pessoas em missões de transporte logístico e quatro para missões de reabastecimento em voo (REVO). Nessas últimas, apenas um operador é necessário em uma estação totalmente automatizada para gerenciar toda a atividade de REVO.

Segundo a Força Aérea Italiana, a aeronave é um verdeiro “multiplicador de capacidades”, e suas qualidades foram comprovadas durante a operação “Unified Protector”, no conflito da Líbia. O avião é capaz de voar em configuração mista, permitindo cumprir ao mesmo tempo missões de transporte logístico e de reabastecimento em voo. Também pode ser configurado para responder a emergências humanitárias, em operações multinacionais.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz