Mirage 2000: enquanto os ‘deltas’ dos Emirados podem decolar para a Líbia…
Mais uma vez, voltam a surgir notícias sobre essa possível mudança de casa dos Mirage 2000 dos Emirados Árabes Unidos (EAU), que iriam para a Líbia.
Dois sites especializados em defesa, o Strategy Page e o Defense Web, trazem mais informações sobre essa possível transação.Segundo o primeiro, os EAU decidiram não fazer mais modernizações em seus 60 caças Mirage 2000, que poderiam receber novos softwares (programas) e sistemas de controle de tiro. Em vez disso, todos ou a maioria deles seriam cedidos à Líbia. Porém, o site não diz de onde veio essa informação.
Segundo o Strategy Page, a Força Aérea Líbia sempre foi uma força decrépita, ao dontrário da eficiente Força Aérea dos Emirados. A Líbia vê os Emirados (que chegaram a mandar seis Mirage 2000 para participar das operações aéreas lideradas pela OTAN no conflito líbio) como um modelo, uma mostra de como um país árabe pode criar uma força aérea efetiva.
A espinha dorsal da Força Aérea dos EAU é composta pelos mais modernos F-16, e a frota de Mirage 2000, segundo o site, é hoje mais um fator de dissuasão do que um real ativo da força (nota do editor: não se deve esquecer, porém, que a frota de “deltas” dos EAU, composta por Mirage 2000-9 comprados novos ou modernizados para o padrão, é considerada a mais moderna do tipo no mundo). E, enquanto os EAU encaram uma possível guerra com o Irã, a Líbia é um país bem menos ameaçado por seus vizinhos.
Já o site Defense Web cita uma autoridade líbia para apoiar sua notícia sobre o mesmo assunto. Referindo-se a uma nota da Middle East News Agency (MENA), a reportagem do site diz que o Brigadeiro-General Abdel-Moneim said Ayad, Diretor de Relações Públicas no Ministério do Interior da Líbia, teria afirmado que os Emirados ofereceram a transferência de seus 68 caças Mirage 2000 à Líbia. A Líbia poderia recebê-los assim que os EAU os substituísse com caças Rafale.
Segundo reportagem do mês passado do jornal francês La Tribune, o Presidente Francês Nicolas Sarkozy poderia viajar aos Emirados ainda em março ou no começo de abril, para finalizar o contrato do Rafale.
Mas também há notícias de que o Qatar teria a intenção de vender os seus doze Mirage 2000-5 à Líbia. A informação foi dada pelo site Tactical Report, referindo-se a uma conversa do Príncipe da Coroa de Qatar, Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani com o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Líbias, Major-General Yusef Al-Manqoush, durante uma reunião em Doha na segunda-feira. No ano passado o Qatar, aliado próximo da França, mostrou a intenção de substituir seus Mirage neste ano, com a compra de 24 a 36 novos caças.
Enquanto isso, também foi noticiado que a França vai modernizar doze caças Mirage F1 que restaram da frota original de 38 aeronaves do tipo da Líbia, assim como treinar seus pilotos. Os franceses deverão dar baixa nos últimos Mirage F1 do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) em 2014, e poderá vender alguns deles à Líbia.
…os da Índia continuam proibidos de voar há mais de 10 dias – investigações contam com ajuda francesa
–
Os 49 caças Mirage 2000 da Força Aérea Indiana, alguns deles também responsáveis pela missão de ataque nuclear, continuam proibidos de voar após um acidente ocorrido em dia 5 de março. Os voos só poderão ser retomados após novas checagens de segurança, e uma equipe técnica francesa está na Índia para ajudar nas investigações sobre esse e outro acidente que ocorreu no mês anterior.
Segundo o jornal indiano The Indian Express, ambos os acidentes envolveram modelos bipostos da aeronave e foram devidos a apagamento do motor em pleno voo (nos dois casos, os pilotos ejetaram com sucesso). Fontes disseram que uma equipe da Snecma, fabricante de motores para os caças franceses, está no país ajudando a equipe indiana de investigação. Os dois acidentes sucessivos são considerados um grande revés para a Força Aérea Indiana, que vinha mantendo um bom registro de segurança com sua frota de Mirage 2000, cujo acidente anterior ocorreu em 2004.
Entre as linhas de investigação, estão possíveis defeitos no sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control), que é um sistema computadorizado que gerencia o desempenho do motor. Apesar de não haver casos anteriores de problemas desse tipo na frota, essa questão está sendo investigada devido aos dois acidentes envolverem falha no motor. No acidente de fevereiro, envolvendo o Marechal do Ar Anil Chopra, houve tentativas sucessivas de reacender o motor, mas que não foram bem-sucedidas, e os pilotos ejetaram devido à perda de altitude do caça.
A proibição de voos dos Mirage é a última de uma série de eventos do tipo que vêm afetando a Força Aérea Indiana nos últimos anos. Em fevereiro de 2010, aproximadamente 100 aeronaves MiG-27 ficaram no solo após uma suspeita de problemas graves nos motores. A frota de The Su-30 MKI também teve seus voos suspensos por vários dias em dezembro de 2009, depois que um desses caças fabricados pela HAL indiana caiu próximo a Pune.
FONTES: Strategy Page, Defense Web e The Indian Express (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
VEJA TAMBÉM:
- França vai revitalizar frota de caças Mirage F1 da Líbia
- E se… os Mirage 2000-9 dos Emirados fossem para a Líbia?
- E se… os Mirage 2000-9 dos Emirados viessem para a FAB?
- Brasil comprará Mirage 2000-5 da França?
- Líbia poderá comprar caças Mirage usados…
- Força Aérea da Líbia foi debilitada durante rebelião
- Pilotos líbios desertam e levam caças para Malta, dizem fontes
- França oferece Mirage F1 para o Iraque
- Jornal francês diz que, depois da Índia, é a vez do Rafale nos Emirados
- A missão de Juppé: consertar a venda do Rafale para os Emirados…
- FX-2U (U de usado) em 2012?
- Emirados jogaram ducha fria no Rafale, segundo o jornal La Tribune
- 4 milhões para manter os F-2000 por mais alguns anos. É vantajoso?
- ‘Deltas’ da Índia: sétimo Tejas de produção finalmente voa…
- Sai o acordo para modernização dos Mirage 2000 indianos
- Índia começa a pagar modernização do Mirage 2000
- Após novo acidente com biposto, frota de Mirage 2000 da Índia é ‘groundeada’
- Acidente com Mirage 2000 indiano, tripulado por oficiais de alta patente
- Exportações francesas de armas crescem 25% em 2011 – novo avião para 2030?