Em nota, a empresa destaca as economias orçamentárias que os contratos proporcionaram, assim como a participação do Growler, versão especializada em guerra eletrônica, no conflito da Líbia

 

A Boeing informou em nota desta quinta-feira, 15 de março, que já iniciou as entregas das aeronaves do contrato multianual (MYP III) assinado com a Marinha dos EUA (USN). O contrato prevê a entrega de 148 jatos F/A-18E/Fs e EA-18G. O primeiro avião entregue (aeronave G-57) foi um  EA-18G Growler de guerra eletrônica, recebido pela USN em 26 de janeiro e que chegou à Estação Aeronaval Whidbey Island no dia 30 daquele mês. Segundo a Boeing, esse primeiro avião foi entregue antes do prazo.

O contrato MYP III foi concedido à Boeing em 28 de setembro de 2010, compreendendo a entrega de 66 F/A-18E/F e 58 EA-18G, a serem comprados ao longo de 2013. Depois, a USN expandiu o contrato com a adição de 24 F/A-18E/F, e ainda pode exercer a opção de adquirir até 194 F/A-18E/F e EA-18G sob os termos do contrato MYP III.

Segundo o vice-presidente da Boeing para os programas F/A-18 e EA-18, Mike Gibbons, “hoje os novos Super Hornets proporcionam capacidades de domínio aéreo e ataque de precisão sem igual para a frota de porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, o EA-18G continua a expandir sua dominância como o mais importante avião de ataque eletrônico do mundo, como foi demonstrado pelo seu recente sucesso no apoio às operações na Líbia.”

No contrato MYP I, a Boeing entregou 210 Super Hornets à USN, nos anos fiscais de 2000 a 2004. O MYP II incluiu 213 F/A-18E/F e EA-18G, nos anos fiscais de 2005 a 2009. No ano fiscal de 2009, 44 outras aeronaves foram acrescentadas ao MYP II, incluindo 24  F/A-18F adquiridos pela Real Força Aérea Australiana sob um acordo de vendas militares ao exterior (FMS –  Foreign Military Sales) com a USN. A aquisição das aeronaves ao longo dos dois primeiros contratos geraram 1,7 bilhão de dólares em economias para a Marinha dos EUA, segundo a Boeing. É estimado que o contrato MYP III vai gerar mais 605 milhões de dólares em economia, para um total de 2,3 bilhões nos três contratos referentes aos F/A-18E/F e EA-18G.

A Boeing afirma já ter entregue mais de 480 F/A-18E/F para a USN, uma frota que já acumulou mais de 166.000 horas de voo de combate em apoio a operações no Iraque e no Afeganistão. Já sobre o EA-18G Growler, a empresa diz que se trata da única plataforma aérea de combate que provê todo o espectro da capacidade de ataque eletrônico aeroembarcado juntamente com capacidades de seleção de alvos e de autodefesa derivadas do F/A-18E/F Block II Super Hornet. Sendo um produto derivado do biposto  F/A-18F Block II, o projeto de grande flexibilidade do EA-18G’s permite que os operadores o utilizem tanto a partir de navios-aeródromo quanto de bases terrestres.

Ainda segundo a Boeing, o EA-18G foi uma plataforma crítica empregada durante as operações da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Líbia, em apoio à Operação ” Odyssey Dawn” de 2011.  O  EA-18G acumulou mais de 7.000 horas de voo de combate em apoio às operações na Líbia.

FONTE: Boeing

FOTOS: USN (Marinha dos EUA); CORTE SECCIONAL: Flight International

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