Segundo a Jane’s, Eurofighter entregou nova proposta à Índia

12

Em uma nota que traz um resumo publicado de artigo para assinantes, a Jane’s traz a informação de que o consórcio europeu Eurofighter “aguarda pronto” para renegociar sua proposta para o programa MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio) da Índia, em que o seu caça Typhoon foi preterido pela oferta do Rafale, da francesa Dassault. O resumo também traz a interpretação, segundo a Jane’s, que o consórcio submeteu à Índia uma nova proposta.

Segundo o Ministro da Defesa do Reino Unido, Gerald Howarth, as nações parceiras do consórcio “aguardam prontas” para entrar em novas discussões com a Índia, apesar da seleção do Dassault Rafale.

Na nota, a Jane’s afirma entender que uma proposta revisada da 0ferta do Typhoon foi submetida à Índia, com um pacote de compensações que, conforme espera o consórcio, seria mais atrativo que o da Dassault, dado o fato de que a Índia selecionou o Rafale devido ao seu preço mais baixo. As estimativas são de que o contrato indiano tenha um valor superior a 13,5 bilhões de dólares, e a Dassault vai precisar investir metade do valor do contrato em compensações para o setor de defesa local.

Quanto ao preço, a Jane’s também entende que o pacote total da Dassault teve um valor entre 15 e 17% abaixo que o do consórcio Eurofighter, e que o Rafale custou 5 milhões de dólares a menos, por unidade, que o Typhoon.

FONTE: Jane’s (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Ministério da Defesa do Reino Unido

wpDiscuz