Segundo nota da UPI (United Press International) desta segunda-feira, 12 de março, a empresa norte-americana Microneticsvai fornecer componentes de microondas e de rádio-frequência para o programa Eurofighter Typhoon.

A empresa informou que um “cliente internacional primordial” concedeu um contrato de 1 milhão de dólares para a produção de componentes de microondas que serão integrados ao radar AESA (de varredura eletrônica ativa) Captor, da aeronave.

O chefe executivo da Micronetcs, David Robbins, disse que “estamos agradecidos em continuar nosso trabalho como fornecedor-chave do programa Eurofighter Typhoon e essa nova encomenda reflete a confiança de nosso cliente em nossa habilidade de entregar compontentes de microondas criticamente importantes e de alto desempenho.”

Não foram revelados detalhes sobre quais componentes serão fornecidos, mas a Micronetics disse que a entrega dos itens vai começar no segundo trimestre do ano fiscal de 2013. O Captor é um radar multimodo desenvolvido especialmente para o Typhoon, e é produzido pelo consórcio Euroradar consortium, que inclui a Selex Galileo, a EADS e a Indra.

Na imagem acima, à direita, a atual versão do Captor. Na imagem à esquerda, a versão em desenvolvimento Captor E, que incorpora inovações como uma antena que pode ser reposicionada. Abaixo, imagem simulando a instalação do Captor E em um radome de caça Eurofighter Typhoon, mostrando a antena posicionada de forma a ampliar o ângulo lateral de cobertura. Na nota da UPI ou da Micronetics, também não foram dados detalhes se os componentes são destinados ao radar Captor atual ou à versão Captor-E.

A nota original da Micronetics destaca também que a empresa fabrica componentes de microondas e de rádio-frequência (RF) e subconjuntos integrados, que são utilizados em uma variedade de aplicações comerciais, aeroespaciais e de defesa.

A Micronetics também fabrica e projeta equipamentos de teste e componentes que testam a força, durabilidade e integridade de sinais de comunicação em equipamentos. Entre seus clientes, estão BAE Systems,  Boeing, Cobham, EADS, General Dynamics, ITT, L-3 Communications, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Raytheon, Rockwell, Teradyne e Thales.

FONTES: UPI e Micronetics (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

IMAGENS: Eurofighter e Finmecanica

wpDiscuz