Índia começa a pagar modernização do Mirage 2000
Segundo fontes do jornal The Times of India, começaram a ser feitos os pagamentos à Dassault Aviation, visando a modernização da frota indiana de caças Mirage 2000.
Como resultado do início desses pagamentos pela Índia, do preço do dólar foi impactado no câmbio de hoje, segundo o jornal.
O acordo de modernização deverá estender a vida útil das aeronaves entre 20 e 25 anos, e é estimado num total de 2,4 bilhões de dólares. O programa envolve toda a frota de aproximadamente 50 Mirage 2000 em serviço na Força Aérea Indiana, incorporada em meados da década de 1980.
Pelo acordo, as empresas francesas vão ajudar a atualizar os aviônicos, sistemas de navegação, computadores de missão, sistemas de guerra eletrônica e radares, elevando a frota para o padrão Mirage-2000-5. Duas aeronaves já foram mandadas à França para iniciar a modernização. As demais deverão ser modernizadas nas instalações da empresa estatal indiana HAL.
Ainda segundo o jornal, duas diferentes propostas, uma para a atualização dos sistemas da aeronave e outra para aproximadamente 400 mísseis MICA que equiparão a frota modernizada, foram apresentadas ao Comitê de Segurança do Gabinete Indiano. As empresas francesas terão que investir mais de 900 milhões de dólares no setor de defesa indiano como compensações (offsets).
FONTE: The Times of India (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
VEJA TAMBÉM:
- Sai o acordo para modernização dos Mirage 2000 indianos
- Índia aprova compra de 500 mísseis Mica a US$ 2,7 milhões cada
- Após novo acidente com biposto, frota de Mirage 2000 da Índia é ‘groundeada’
- Acidente com Mirage 2000 indiano, tripulado por oficiais de alta patente
- Experiência com Mirage 2000 foi uma das razões pela escolha do Rafale
- Dassault confirma assinatura da modernização dos Mirage 2000 indianos