Completados os testes de disparo do míssil A-Darter

18

Segundo a Denel, desenvolvimento do míssil está próximo de ser completado, após série de disparos bem-sucedidos realizados em janeiro por caça Gripen da África do Sul

 

Nota da Denel Dynamics divulgada em 2 de março informou que mais um marco foi alcançado no desenvolvimento do míssil A-Darter, em seu quinto ano de desenvolvimento, com uma série de disparos bem-sucedidos realizados em janeiro deste ano.

O A-Darter é um míssil ar-ar de curto alcance de quinta geração, projetado para atender aos desafios do combate aéreo do futuro, cujo programa é desenvolvido pela África do Sul em conjunto com o Brasil.

Deon Olivier, diretor de desenvolvimento de negócios na área de mísseis ar-ar, disse a respeito do programa: “Nós executamos com sucesso os disparos aéreos usando como plataforma o caça Gripen da África do Sul, produzido pela sueca Saab. Os lançamentos foram feitos no campo de provas de Overberg e foram realizados contra o alvo aéreo de alta velocidade SKUA (entre outros), projetado para testes e avaliações de alta velocidade subsônica.”

O programa agora entrou na sua fase de qualificação, e está no caminho para ser completado em 2013, com a meta de estar pronto para produção no final do mesmo ano. A integração vai começar pelas aeronaves Hawk e Gripen da Força Aérea da África do Sul, e os F-5M da Força Aérea Brasileira. Espera-se que o A-Darter entre em serviço operacional nos dois países em 2014. O programa de desenvolvimento permitiu o estreitamento dos laços entre os dois países, por meio do relacionamento com a Força Aérea Brasileira e a indústria do Brasil.

Olivier também disse que “há oportunidades significativas de exportação para esse produto em outros mercados, especialmente por causa da flexibilidade de integração do A-Darter em várias plataformas.

O primeiro disparo de um A-Darter por um caça Gripen deu-se em 17 de junho de 2010. Depois disso, outros disparos foram realizados para testes em todos os envelopes de voo e de carregamento do caça, chegando ao sucesso do programa de liberação (clearance). Essa liberação foi concedida pela Saab e por autoridades de certificação da África do Sul.

FONTE / IMAGENS: Denel Dynamics e Saab

wpDiscuz