Após novo acidente com biposto, frota de Mirage 2000 da Índia é ‘groundeada’
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Apenas dez dias depois da queda de um modelo biposto do Mirage 2000, outra aeronave do mesmo tipo cai no Rajastão – ambos os pilotos ejetaram em segurança
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Segundo o jornal India Today, a Força Aérea Indiana proibiu os voos de toda a sua frota de Mirage 2000 horas após a queda de uma aeronave em Sawai Madhopur, no Rajastão. O acidente ocorre praticamente 10 dias após uma outra queda no distrito de Gwalior (Madhya Pradesh), em 24 de fevereiro. A frota deverá passar por uma inspeção extensiva.
A aeronave estava num voo de treinamento de rotina e caiu logo após a decolagem da Base de Gwalior, e ambos os pilotos ejetaram com segurança. Na queda anterior, os dois pilotos também ejetaram com segurança, e um apagamento do motor foi inicialmente relatado como a razão do acidente, ainda que a Força Aérea Indiana tenha ordenado uma investigação.
Segundo o DNA (Daily News and Analysis) India, as informações trazidas por um porta-voz da Defesa deram conta que a queda desta segunda aeronave ocorreu às 12h54, pouco depois da decolagem da Base Aérea em Gwalior. O caça caiu próximo à vila de Baman Baas village, 100 quilômetros a sudoestes de Jaipur.
Autoridades da Força Aérea Indiana disseram que “checagens preliminares foram ordenadas para inspecionar as aeronaves e todos os seus sistemas. A frota de Mirage 2000 só voltará a voar depois que as checagens terminarem.” Os pilotos, segundo o porta-voz da Defesa em Jaipur, são o líder de esquadrão Raj and e o tenente Kanav, que ejetaram em segurança. Ele também afirmou que não foram relatados danos à vida de civis ou a propriedades. Uma comissão de inquérito foi ordenada para investigar a razão do acidente, e material do local da queda está sendo coletado.
O acidente de hoje é o oitavo de um caça a ocorrer neste ano fiscal. A maioria dos demais envolveu caças MiG-21. Já quanto aos Mirage 2000, após esta segunda queda no ano a frota restante soma 49 unidades baseadas em Gwalior (Base Aérea de Maharajpura)
Autoridades disseram que o histórico de segurança de voo dos Mirage 2000 na Índia é geralmente bom. A frota começou a ser recebida pela Força Aérea Indiana em meados da década de 1980. Recentemente, foram assinados dois contratos que ultrapassam a soma de 3,2 bilhões de dólares com as empresas francesas Dassault, Thales e MBDA, para modernização das capacidades da frota.
FONTES: India Today e DNA India (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
Colaborou: Maurício R.
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