Governo Indiano não espera que negociações do Rafale dêem errado

16

Declaração de que decisão é final e que o contrato não está em aberto responde a pronunciamentos britânicos de que escolha do Rafale seria algo preliminar

Segundo a agência PTI (Press Trust of India), o Governo Indiano deixou claro nesta sexta-feira, 2 de março, que a seleção do Rafale para o programa multibilionário de 126 caças foi final, e que não espera que as negociações dêem errado.

O ministro de Estado para a Defesa, M M Pallam Raju, disse que “a decisão é final na medida em que a seleção é levada em conta.” A declaração foi dada após Raju ser perguntado sobre pronunciamento britânico de que tentaria persuadir a Índia a considerar o Eurofighter Typhoon, porque a decisão indiana seria apenas “preliminar e não final”. O Typhoon, que perdeu a competição para o Rafale, é fabricado por um consórcio de quatro nações.

Raju disse que as negociações do contrato estão sendo feitas com a fabricante do Rafale, a Dassault Aviation, acrescentando que “após todas as negociações serem completadas, poderemos dizer que é final.” Perguntado se isso significava que o acordo está em aberto, Raju disse: “Não. No momento, o Rafale foi finalizado. Esse é o final.” Ele acrescentou que “espera-se que nada de errado (nas negociações do contrato).”

FONTE: Press Trust of India (PTI) via Zeenews (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

wpDiscuz