Rússia assina contrato para mais 92 jatos Su-34 ‘Fullback’

26

O Ministro da Defesa da Rússia assinou um contrato para compra de 92 aeronaves de ataque Sukhoi Su-34 “Fullback” no dia 1º de Março, marcando o maior contrato para um único tipo de aeronave para a Força Aérea Russa em mais de 20 anos.

Para cobrir as entregas até 2020, o contrato foi assinado pelo Ministro da Defesa, Anatoly Serdyukov, e pelo diretor geral da Sukhoi Igor Ozar. “Os Su-34s irão substituir todos os aviões bombardeiro Su-24 em serviço”, disse Serdyukov. Uma fonte citada pela agência de notícias Russia’s Interfax calculou o valor do negócio em torno de 100 bilhões de rublos (3 bilhões de dólares).

O Ministro da Defesa disse anteriormente que 70 Su-34 seriam entregues até 2015. Seis aeronaves estão em serviço no Centro de Testes e Avaliações da Rússia, em Lipetsk, com um total de 10 a serem entregues neste ano.

A Força Aérea Russa irá eventualmente colocar em campo um total de cerca de 120 Su-34 em cinco esquadrões de 24 aeronaves cada, disse seu comandante, o Col. Gen. Alexander, Zelin ano passado no MAKS Air Show, próximo à Moscou.

Equipado com dois motores turbofan AL-31MF, o caça-bombardeiro de dois lugares Su-34 foi projetado para realizar ataques de precisão contra alvos fortemente defendidos sob todas as condições atmosféricas, dia ou noite. É armado com um canhão de 30mm GSh-301 e uma grande variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície e bombas.

Observando que o Su-34 está entrando em serviço mais de uma década atrás dos planos originais, Douglas Barrie, um analista de guerra aérea do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres, disse: “O Su-34 irá, com os aviônicos e sistemas de armas apropriados, fornecer à Força Aérea uma plataforma de ataque de longo alcance capaz, com consideravelmente mais força do que o Su-24.”

O Ministro da Defesa disse que a Força Aérea irá adquirir mais de 1.500 novas aeronaves até 2020. A compra dos Su-34 foi assinada por Moscou apenas dois dias depois da Marinha Russa ter confirmado a compra de 24 caças embarcados Mig-29K/KUB.

FONTE: Flightglobal (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
wpDiscuz