Primeiro reabastecimento em voo dos caças Gripen da República Tcheca
Dois pilotos de Jas-39 Gripen da República Tcheca treinaram reabastecimento em voo pela primeira vez, na última terça-feira, 28 de janeiro. Os voos de treinamento foram realizados na Suécia, utilizando como aeronave reabastecedora um C-130. Segundo o comandante da Força Aérea da República Tcheca, Vlastimil Verner, esse é mais um passo para a cooperação completa com outros países da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Após as aulas teóricas realizadas na segunda-feira, a parte prática foi feita com a presença de um instrutor sueco na versão biposta da aeronave. A primeira missão durou duas horas, com sete contatos com a sonda, os primeiros “a seco”, os três últimos com transferência de combustível (total de 3.000 libras transferidas). Os últimos contatos foram feitos pelo aluno, sem a ajuda do instrutor.
Para esta quarta-feira, está programado que os dois pilotos Tchecos cumpram a missão sozinhos, pilotando caças monopostos.
A República Tcheca opera 14 caças Gripen, em um contrato de leasing inicialmente válido até 2015, e que vem sendo negociado para continuar após esse prazo. Os pilotos Tchecos já realizaram desdobramentos para proteger o espaço aéreo dos países Bálticos, no rodízio promovido pelas forças aéreas da OTAN, mas ainda não fizeram missões em operações de aliança.
FONTES / FOTOS: Prague Daily Monitor (com informações da Czech News Agency – ČTK) e Ministério da Defesa da República Tcheca