Decisão judicial sobre LAS da USAF esperada para meados de março

2

Enquanto esperam pela decisão, Hawker Beechcraft e Sierra Nevada / Embraer continuam trocando farpas, como mostra reportagem da AIN Online

 

Nos seus últimod dias como CEO da Hawker Beechcraft, Bill Boisture ampliou suas críticas à escolha do Super Tucano da Sierra Nevada / Embraer pela Força Aérea dos EUA (USAF) para o programa LAS (Light Air Suport – apoio aéreo leve). Após o protesto da empresa ser negado pelo GAO (Government Accountability Office – escritório de prestação de contas) dos Estados Unidos, a Hawker Beechcraft conseguiu que a Corte de Apelações (U.S. Court of Claims) concordasse em estudar se o caso tem falhas legais, e a USAF interrompeu o processo. Uma decisão da corte é esperada para meados de março.

As críticas mais recentes estão na resposta ao “State of the Union Address” (discurso anual ao Congresso) do presidente dos EUA Barack Obama, dizendo que as ações da USAF em adquirir uma aeronave estrangeira da Embraer vão contra os objetivos do presidente de proteger empregos industriais americanos de grande especialização, com produtos “made in America” (veja matéria na lista de links ao final).

Já a parceira da Embraer, a americana Sierra Nevada, refuta de maneira enfática as alegações da Hawker Beechcraft, dizendo que a Embraer construirá uma linha de montagem na Flórida, empregando 50 trabalhadores especializados norte-americanos. Além disso, o trabalho de montagem será apoiado por 71 fornecedores diretos e indiretos em 21 Estados dos EUA, que empregam 1.200 pessoas. Ressaltou também que 88% das empresas que fornecem componentes do Super Tucano cumprem o  “Buy America Act”.

Uma fonte da empresa questionou mesmo a lealdade da Hawker Beechcraft com o mercado dos  Estados Unidos, perguntando quanto do trabalho da produção do AT-6 seria feito nas instalações da empresa no México, empregando trabalhadores mexicanos. Ele disse que “se o contrato crescer como esperado, a Embraer poderia até importar todo o processo de montagem do Super Tucano para os EUA.” A Sierra Nevada também alega que o Super Tucano é comprovado em combate por Forças Aéreas de seis países, numa frota que nos últimos oito anos acumulou 18.000 horas de voo sem qualquer perda em combate.

FONTE: AIN Online (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: sites mission ready (que promove o AT-6 nos EUA) e builtforthemission (que promove o Super Tucano)

VEJA TAMBÉM:
wpDiscuz