ACAB da Suécia desenvolverá radomes furtivos para o KFX da Coreia do Sul
O contrato foi concedido à ACAB pela LIG Nex1, empresa sul-coreana que desenvolve sistemas de armas, de vigilância e radares. Segundo o presidente da ACAB, Torgny Stenholm, o contrato consolida a posição da empresa como líder mundial em radomes. Ele acrescentou que “o contrato é considerado estrategicamente importante para a ACAB já que a companhia tem planos de se expandir nos segmentos aeroespaciais comerciais e militares”.
A notícia também está no site da ACAB, onde é destacado o reconhecimento da empresa como uma das líderes europeias no fornecimento de componentes em material composto para aplicações militares. Entre outros produtos, como tubos de lançamento, componentes de mísseis e de granadas e tubos de exaustão para mísseis embarcados, a ACAB é especializada em tecnologia avançada de radomes, o que inclui a tecnologia de última geração em furtividade e baixa assinatura.
A ACAB faz parte da Volvo Aero, e fornece componentes avançado de materiais compostos para aplicações militares. A empresa vem fornecendo radomes para caças suecos, incluindo o Gripen (na foto abaixo, detalhe da parte anterior do demonstrador do Gripen de nova geração, destacando o radome).
O valor do contrato e seus itens não foram informados, mas a ACAB afirmou que ele inclui a produção de protótipos. O KFX deverá substituir a frota de caças F-4 Phantom II e F-5 Tiger II da Coreia do Sul e, segundo a ACAB, a total a ser produzido é estimado em 250 unidades.
FONTES: UPI e ACAB (foto do alto)
FOTO MAIOR: Saab
VEJA TAMBÉM:
- KF-X / IF-X: fabricante da Indonésia já mandou equipe à Coreia do Sul
- Turquia pode se juntar ao KF-X da Coreia do Sul
- Eurofighter prevê caça Brasil-Turquia em 2025
- Dilma busca na Turquia parceria em jato militar e VANT
- O KFX sul-coreano
- Indonésia e Coréia do Sul juntas no programa de caça de 4,5ª geração
- Coreia do Sul poderá retomar programa de desenvolvimento de caças furtivos
- Demonstrador do futuro pós-Gripen, versão em escala