É temporada de caça das Cegonhas
–
Caças Mirage 2000-5F do esquadrão “Cigognes” fazem campanha de tiro ar-ar na Córsega
–
Segundo informe da Força Aérea Francesa (Armée de l’air), oito Mirage 2000-5F do Esquadrão de Caça 1/2 “Cigognes” foram desdobrados para a Base Aérea 126 de Solenzara, na Córsega, para uma campanha de tiro ar-ar, iniciada em 13 de fevereiro e que deverá acabar hoje, dia 24. As aeronaves normalmente estão baseadas em Luxeuil.
No total, uma equipe de 120 pessoas, dentre as quais 30 pilotos, foram deslocadas para Solenzara para essa campanha que visa a qualificação dos pilotos no tiro ar-ar. A última campanha de tiro que o esquadrão realizou foi em outubro de 2010, tendo depois participado da operação Harmattan, no conflito da Líbia. No ano passado, seguindo os planos de reestruturação e racionalização da Força Aérea Francesa, o “Cigognes” deixou sua base original de Dijon e passou a operar em Luxeuil.
A nota destacou que o Mirage 2000-5F é utilizado na Força Aérea Francesa exclusivamente na missão de defesa aérea, e o esquadrão faz parte do dispositivo de alerta de segurança aérea do território francês.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)
VEJA TAMBÉM:
- ‘Cegonhas’ em migração: franceses mudam caças Mirage 2000-5 para Luxeuil
- Após 50 anos abrigando caças Mirage, Dijon prepara-se para a despedida
- Racionalização à francesa
- ‘Hi-lo mix’ à francesa
- Grandes revisões dos Mirage 2000 franceses: o fim de uma era
- Certificados de aeronavegabilidade no Armée de l´air: a vez dos Mirage 2000-5
- Há três anos Dassault entregava o último Mirage
- Entregue o primeiro M2000 com Link 16
- DNA Dassaul