Quando MiGs encontram Sukhois
Traduções inéditas por Roberto F.Santana
São SU-7s se estranhando com MiG-19s (J-6) nos céus do Paquistão e da Índia ou MiG-29s cruzando o caminho de SU-27s em planícies Africanas.
Um desses bizarros encontros se deu no nordeste do continente Africano, durante o sangrento conflito entre Eritreia e Etiópia. Eis aqui, pequenos excertos tirados do livro “African MiGs”, onde Tom Cooper relata a história dos MiGs e Sukhois que serviram na África Subsaariana.
“Na manhã de 25 de fevereiro de 1999, a EtAF iniciou a operação “Sunset”, lançando uma série de ataques. O centro logístico em Harsele e reservatórios de água em Aseb foram atacados por MiG23BNs, bem como os aeródromos em Asmara e Aseb, e também vários pontos ao longo da fronteira.
Dois ERAF MiG29s decolaram e interceptaram dois EtAF MiG-23MNs na área de Badme, lançando pelo menos dois misseis R-27, ambos erraram o alvo. Logo depois, os pilotos dos MiGs foram alertados sobre o surgimento de dois EtAF SU-27s, pilotados por russos: os eritreus tentaram desengajar, mas os Sukhois os perseguiram disparando misseis R-27s. Dos seis mísseis lançados contra os MiG-29s que fugiam, pelo menos dois explodiram próximos aos MiGs, causando considerável dano em ambos. Um dos caças eritreus reduziu a velocidade e acabou sendo destruído por um único R-73. O piloto ejetou e foi capturado.
O outro ERAF MiG-29 conseguiu escapar mas acidentou-se em torno de seis quilômetros de Asmira, não se teve notícia do tripulante, o qual dizia-se ser o comandante da força aérea de Eritreia, Brig. Gen. Habte Zion Hadgu, mas nenhuma das forças oponentes emitiu reporte sobre seu paradeiro.
Apesar da perda de seus dois MiGs, os eritreus estavam de volta nos céus já na manhã seguinte tentando interceptar numerosos MiG-21s e MiG-23BNs. Logo depois das 12h, um ERAF MiG-29U – pilotado por um dos ex-pilotos da EtAF que ficaram na Eritreia em 1991 – interceptou dois MiG-23BNs, derrubando os dois MiGs com os seus R-73.
Entretanto, logo depois, dois SU-27s interceptaram o solitário caça eritreu, disparando dois R-27s. Apesar de alguns reportes indicarem que ambos os mísseis erraram e o contato visual com o Mig29 fora perdido, fontes etíopes asseguraram que o SU-27 pilotado por uma mulher, Capt. Esteher Tolossa, após errar com os R-27s, atacou com seus mísseis R-73 ou com canhão, e abateu o caça eritreu, entretanto essa vitória permanece como não confirmada. O fato é que, depois disso, somente um dos dois ERAF MiG-29UBs foi visto novamente e a Capt. Tolossa foi recebida como heroína quando voltou para sua base em Debre Zeit. Caso a sua vitória seja algum dia confirmada ela será a primeira piloto de caça que já abateu um caça a jato inimigo em combate.”
“No dia 16 de maio de 2000, um dos dois ERAF MiG-29s que tentavam atacar posições etíopes no fronte de Mereb-Setit acidentaram-se durante o pouso na base aérea de Asmira, possivelmente depois de uma luta contra dois Sukhois. Dois dias depois os eritreus foram mais bem-sucedidos quando um dos seus MiG-29s interceptou dois EtAF MiG21-MFs. Os pilotos eritreus aparentemente erraram seus R-27s, mas conseguiram abater pelo menos um caça etíope, usando canhão de 30mm*, durante o breve “dogfight”. Apesar disso, dois minutos depois, foi a vez do MiG-29 ser interceptado por um par de EtAF SU-27. Quando os Sukhois engajaram, um deles colidiu com um abutre africano (um pássaro muito grande) e teve que retornar à base com sérios danos. Isso não impediu que o outro SU-27-pilotado por um dos antigos “pilotos comunistas da ETAF” – engajasse o ERAF MiG29 num “dogfight” e finalmente abatê-lo com um par de mísseis R-73.”
EtAF: Força Aérea da Etiópia, ERAF: Força Aérea da Eritreia
*NT. Provavelmente um GSh-23 de 23mm.