F-35: encomenda italiana cai de 131 para 90 unidades

26

A Itália vai reduzir a sua encomenda de caças F-35 como parte do controle de gastos públicos, informou o ministro da Defesa italiano, Giampaolo Di Paola.

Dos 131 caças originalmente planejados, a Itália vai comprar 90, informou Di Paola em um depoimento perante a comissão de defesa conjunta das duas casas do Parlamento hoje. A nação precisa reduzir o tamanho do contingente militar em cerca de 30.000 soldados e 10.000 civis, disse também.

Di Paola disse que a Itália “já investiu 2,5 mil milhões de euros” (US $ 3,3 bilhões) no F-35 e a Finmeccanica SpA é a maior contratante italiana. “Tínhamos o compromisso de comprar 131, agora a revisão do programa nos leva a crer que a meta de 90 aeronaves pode ser atingida, representando um terço a menos”, disse ele.

O anúncio é mais um duro golpe no programa Joint Strike Fighter, o programa militar mais caro dos EUA. O Departamento de Defesa dos EUA vai cortar US $ 1,6 bilhão do programa F-35 como parte dos US $ 18 bilhões dos cortes em programas militares proposto no orçamento que o presidente Barack Obama enviou ao Congresso em 13 de fevereiro.

FONTE: Businessweek

wpDiscuz