Cinco esquadrões de jatos Fairchild A-10 poderão ser eliminados sob a proposta de novo orçamento da USAF, o que representa um terço de todas as reduções de frota planejadas durante os próximos cinco anos.

Oficiais da USAF enfatizaram que a missão de apoio aéreo aproximado do A-10 não será comprometida pela redução total de 102 células.

“Por mais notável que o A-10 seja, não é a única máquina que faz o apoio aéreo aproximado”, disse o General Norton Schwartz, chefe do Estado Maior da Força Aérea.

Além de 246 A-10s a serem retidos, a USAF também voa agora essas missões usando munições guiadas com precisão (PGMs) transportados por bombardeiros, disse ele. O Lockheed Martin AC-130, equipado com um canhão de 105mm e PGMs, também realiza a missão, acrescentou.

O A-10 foi escolhido para os maiores reduções nos planos de orçamento, pois limita-se à realização de menos missões do que outros caças.

“Como se começa com uma força menor, um dos imperativos, em nossa opinião, é manter a versatilidade”, disse Schwartz.

As reduções também incluem um esquadrão de Lockheed F-16 e um esquadrão agressor composto por caças F-15.

As mudanças, se aprovadas, reduziriam o tamanho da frota de caças da Força Aérea a 54 esquadrões. Dependendo do número de aeronaves em cada esquadrão, o número total de caças diminuirá para entre cerca de 1.080 e 1.300 aviões. Esse número é significativamente abaixo do plano da USAF para comprar 1.763 jatos Lockheed F-35As, que serviriam como substitutos para todos os seus A-10s, F-15 e F-16s.

Schwartz, no entanto, disse que a decisão sobre a possibilidade de reduzir a compra de F-35A não será feita por pelo menos vários anos.

“Por favor, retornem em 2017 quando provavelmente teremos a entrega de cerca de 160 ou 170 jatos F-35s”, disse Schwartz. “Assim uma eventual redução de compras de F-35A é bem para o futuro.”

FONTE: Flightglobal / TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

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