Comandante da Força Aérea Suíça defende a escolha do Gripen
Segundo o noticiário da TSR (Télévision Suisse Romande), o comandante da Força Aérea Suíça defende a escolha do caça Gripen. Mais precisamente, a notícia diz que a Saab, fabricante dos caças Gripen, encontrou um defensor na pessoa do chefe das Forças Aéreas, Markus Gygax. A aeronave sueca foi escolhida pelo Conselho Federal, apesar de críticas: o desempenho em voo do caça não seria tão bom quanto o do Rafale e do Eurofighter, o que, segundo a reportagem, é reconhecido por Gygax. Porém, o comandante afirma que esse não é o aspecto determinante, pois há outros critérios.
“É como quando você compra um carro”, explicou Gygax: “Você não pode apenas analisar quão rápido o carro pode chegar, mas também, e talvez principalmente, a sua facilidade de manutenção. E o Gripen é claramente a aeronave que oferece os custos de manutenção mais vantajosos. Estamos convencidos de nossa escolha”
Perguntado se mantinha isso mesmo com a oferta da Dassault de abaixar o preço, o comandante respondeu: “Esse tipo de ‘dumping’ já ocorreu no passado. Quando a Suíça escolheu o F/A-18, a Dassault também havia tentado baixar o preço do Mirage 2000, que havia sido recusado na época.” Não foi dita nenhuma palavra sobre uma nova oferta da Saab, reportada pelo jornal Tages-Azeinger.
FONTE: TSR – Télévision Suisse Romande (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Saab
Colaborou: DrCockroach