Segundo o jornal suíço 24 heures, após a empresa francesa Dassault enviar uma carta aos deputados suíços com uma oferta mais baixa pelo seu caça Rafale, o grupo sueco Saab também está disposto a baixar o preço de sua proposta do Gripen, que em novembro de 2011 foi anunciada como vencedora da concorrência suíça para novos caças.

O diretor da Saab para a Suíça, Anders Carp, indicou que “o preço será inferior a 3,1 bilhões de francos suíços”, segundo o jornal Tages-Anzeiger. De acordo com frontes familiarizadas com o processo, também citadas pelo jornal, o novo preço estaria entre 2,5 e 2,8 bilhões de francos suíços, num total de 22 caças Gripen.

Com isso, a Saab pretende contrapor a oferta da Dassault, fabricante que não foi selecionada para fornecer caças que substituirão a frota do país. A oferta da Dassault foi enviada por carta aos deputados suíços, após  aderrota do caça francês, proponto a aquisição de 18 aviões Rafale por 2,7 bilhões de francos suíços, na esperança de mudar a decisão do Governo Suíço.

Ainda segundo o  Tages-Anzeiger, o número 2 do Ministério da Defesa Sueco, Hakal Jevrell,  disse que a Saab também propôs à Suíça que assine o contrato para aquisição do Gripen diretamente com o Governo Sueco, o que equivaleria a uma garantia de Estado para o contrato. Em caso de qualquer dificuldade, as autoridades suecas garantiriam a entrega das aeronaves.

A comissão do Parlamento encarregada de assuntos de defesa deverá abordar essa questão até 13 de fevereiro. O Conselho Federal deverá aprovar formalmente a compra do Gripen em fevereiro, quando então o caso será transferido ao parlamento, que decidirá sobre o assunto em meados deste ano. No caso de uma contra-oferta oferecer mais vantagens, os deputados poderão decidir que o projeto de aquisição (em que também concorreu o Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter) volte à estaca zero.

FONTE: 24 heures (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTOS: Força Aérea Suíça

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

wpDiscuz