F-X III da Coreia do Sul: saem os russos, mas podem entrar os suecos
Segundo a versão em português da “Voz da Rússia”, os fabricantes russos de caças não participarão da concorrência F-X III da Coreia do Sul. Não foram apresentadas candidaturas russas até o final do prazo de apresentação de requerimentos, esgotado na última sexta-feira, 27 de janeiro. A notícia também diz que a representação comercial da Rússia na Coreia do Sul informou, a respeito da companhia Sukhoi, que esta não iria participar com seu T-50 por não ter discutido essa perspectiva com o Governo Russo.
A notícia sobre a não participação dos russos no F-X III da Coreia do Sul também saiu no jornal Korea Times. Os fabricantes russos, especialmente a Sukhoi, não expressaram a vontade de participar da disputa, apesar da sul-coreana DAPA (Defense Acquisition Program Administration – Administração de Programas de Aquisição de Defesa) ter listado, em julho do ano passado, o T-50 PAK-FA da Sukhoi como um dos quatro competidores a ter expressado interesse em apresentar propostas. O porta-voz da DAPA afirmou que “nenhuma empresa russa submeteu sua intenção de participar da sessão explanatória do programa, até o prazo final de registro na sexta-feira, o que era um pré-requisito para participar”.
A DAPA também anunciou que apenas as empresas que participaram da sessão explanatória de sexta serão elegíveis para participar do F-X III, que é a terceira fase (e última) de seu programa de aquisição multibilionário de caças a jato. A agência, que é estatal, deixou claro que o pedido de propostas (request for proposal – RFP), que detalha os requerimentos do F-X III, será distribuído somente para os que participaram dessa sessão explanatória.
O programa F-X III tem um valor estimado em 8,3 trilhões de won (aproximadamente 7,3 bilhões de dólares) e seus principais competidores são as empresas norte-americanas Boeing, Lockheed Martin e a europeia EADS, representando o consórcio Eurofighter. O objetivo desta terceira fase do programa F-X do país é a aquisição de 60 aeronaves de alta tecnologia e características furtivas, e espera-se um resultado sobre o vencedor em outubro deste ano. Para isso, as propostas dos possíveis competidores deverão ser recebidas até 18 de junho, para que os testes e avaliações sejam feitos até setembro. A Coreia do Sul já adquiriu 60 caças F-15 da Boeing, que venceu tanto o F-X I, em 2002, quanto o F-X II, em 2008.
O interesse da Saab no programa
O porta-voz da DAPA também informou que um representante da empresa sueca Saab, que tem procurado novas encomendas externas para seus caças multitarefa Gripen, fez com sucesso seu requerimento para a sessão mandatória, assim como a Boeing, a Lockheed Martin e a EADS.
Já uma autoridade da DAPA opinou que “é muito cedo para dizer o quanto a Saab está encarando com seriedade a entrada nessa disputa, ou se a companhia europeia estará entrando na sessão apenas por curiosidade, querendo espreitar as demandas coreanas. De certo, aparentemente a empresa de aeronaves sueca, incluindo o Gripen, não atende a diversos dos requerimentos da Força Aérea.”
O representante da Saab, Shin Myung-ho, confirmou que sua empresa ainda deve tomar uma decisão sobre competir ou não com os dois gigantes norte-americanos e o consórcio europeu: “na minha visão, a Saab vai discutir a possível participação no F-X III após receber o RFP. Porém, vai levar um tempo até que a Saab faça um anúncio oficial sobre sua próxima ação na disputa do caça sul-coreano.”
Vale lembrar que a Coreia do Sul eliminou dois requerimentos compulsórios que haviam sido colocados inicialmente no F-X III, numa tentativa de permitir que mais empresas entrassem na competição pelo maior contrato de armamentos já feito pelo país (clique aqui para ler matéria a respeito, também originada no Korea Times e traduzida e publicada no Poder Aéreo)
Ainda sobre a não participação de fabricantes russos, assim como a Voz da Rússia o Korea Times destacou que autoridades da representação de comércio da Federação Russa na Coreia reconheceram que a Sukhoi deixou a disputa, considerando que a empresa não solicitou a aprovação de Moscou nem a ajuda da sua agência para participar da concorrência dos caças. Um representante sênior da representação de comércio afirmou que “tanto o Governo Russo quanto suas delegações de comércio aqui não receberam ainda qualquer proposta de empresas de aviação russas.”
Segundo o Korea Times, a Sukhoi perdeu a disputa pelo F-XI, a primeira fase do programa lançada no início da década de 2000, devido principalmente a preocupações sobre a interoperabilidade, com a frota sul-coreana de aeronaves de origem norte-americana, dos caças Su-35 que foram propostos. A empresa russa não quis fazer qualquer comentário oficial sobre a possibilidade de competir no FX-III.
FONTES: Korea Times e Voz da Rússia
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