De olho na Coreia do Sul, Boeing vai iniciar novos testes do F-15 ‘Silent Eagle’
–
Cauda dupla inclinada estará de volta nos testes de túnel de vento que a Boeing deverá iniciar neste trimestre
–
Segundo matéria do site Flight Global, a Boeing deverá realizar uma nova série de testes de solo, de voo e de túnel de vento, relacionadas a diversas características fundamentais do F-15 Silent Eagle (SE) proposto para disputar o contrato F-X III da Coreia do Sul.
Os testes em túnel de vento em um modelo em escala do F-15 SE, com baias conformais de armamento, deverão começar em março ou abril, segundo o vice-presidente de vendas da Boeing, Howard Berry. As baias de armamento são tanques de combustível conformais modificados, e permitem que o F-15 leve seu armamento internamente, o que diminui a assinatura da aeronave aos radares.
Esses testes também vão determinar o desempenho aerodinâmico em diversos ângulos da cauda dupla inclinada proposta para o Silent Eagle. O conceito original da empresa apresentava as superfícies verticais inclinadas em 15 graus, sendo essa uma técnica para aumentar a furtividade do caça. Com esse tipo de cauda, o avião pode inclinar-se a 15 graus em cada lado sem apresentar um ângulo de 90 graus a radares aerotransportados.
Como um bônus não planejado, a cauda dupla inclinada também melhora levemente o desempenho aerodinâmico da aeronave, segundo a Boeing.
Já os testes de voo de um “F-15 internacional avançado” vão começar no quarto trimestre de 2012 ou no início do próximo ano, segundo Berry. O novo avião de testes que será construído terá os novos sistemas do cockpit, os sistemas digitais de guerra eletrônica e sensores revelados quando da apresentação do conceito do Silent Eagle, em 2009. Os testes visam preparar o caça para que este possa entrar em serviço na Coreia do Sul em 2016.
Em breve, a Coreia do Sul deverá lançar um pedido de propostas (RFP) para o requerimento do F-X III. Espera-se que um contrato para a aquisição de 62 aviões seja concedido em outubro. A Boeing provavelmente vai competir com o Eurofighter Typhoon e o Lockheed Martin F-35.
FONTE: Flight Global (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Boeing