USAF vai retirar de operação seus Global Hawk

23

Após anos de rumores sobre problemas no Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, o Pentágono planeja descontinuar a fabricação desta aeronave de vigilância não tripulada de longa resistência devido ao seu alto custo e manutenção. De acordo com um informe do Defensenews.com, apesar da recente aquisição do Global Hawk Block 30, com o custo de cada aeronave estimado em cerca de US $ 215 milhões, a USAF planeja parar de fabricar as aeronaves e as existentes na frota atual serão desativadas.

Não está claro quantos Global Hawks a Força Aérea tem. Três aeronaves foram mobilizadas em apoio à guerra global contra o terrorismo, servindo nas guerras do Iraque e do Afeganistão. A USAF de vez em quando manifestou a sua preocupação sobre o Global Hawk.

O Maj.Gen. David Eichorn, do U.S. Air Force Operational Test and Evaluation Centre (AFOTEC), havia dito numa entrevista em 2011 que o Global Hawk Block 20/30 era “eficaz com limitações significativas” e que “não era adequado e parcialmente capaz para a missão”.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz