Apresentação oficial do UCAV nEUROn
Istres, França – O nEUROn, UCAV demonstrador de tecnologia europeu, foi oficialmente apresentado aos representantes dos seis países participantes pelo Sr. Charles Edelstenne, presidente e CEO da Dassault Aviation.
O Sr. Serge Dassault, Presidente Honorário da empresa, bem como os representantes da equipe industrial nEUROn – Saab (Suécia), Alenia Aermacchi (Itália), EADS-CASA (Espanha), HAI (Grécia) e RUAG (Suíça) – participaram nesta cerimônia.
Esta apresentação é um marco importante após cinco anos de projeto, desenvolvimento, produção, montagem e os primeiros testes estáticos do demonstrador nEUROn. Os primeiros testes do motor serão realizados muito em breve, visando um primeiro voo em meados de 2012.
Depois, uma seqüência completa de vôos de teste terá lugar durante dois anos na França, Suécia e Itália. Estes testes irão abordar as qualidades de vôo, capacidade stealth, disparo de armas ar-terra a partir de uma baia interna, a integração em ambiente de C4I, bem como a inserção da plataforma sem piloto no espaço aéreo.
A Administração Nacional de Armamento – ou seus representantes – dos seis países participantes (França, Suécia, Itália, Espanha, Grécia e Suíça) foram capazes de ver, pela primeira vez o demonstrador que representa um triplo “primeiro” para as indústrias aeroespaciais dos países europeus: primeiro avião de combate stealth, primeiro UCAV desenvolvido em cooperação, e primeiro avião de combateinteiramente concebido e desenvolvido em ambiente virtual.
Lançado por iniciativa do Ministério francês da Defesa, em 2003, o programa Neuron tem dois objetivos:
- desenvolver as tecnologias críticas para aeronaves de combate de amanhã;
- validar um modelo de cooperação inovador, que otimiza o respectivo know-how das indústrias participantes, sob a liderança de um reconhecido e aceito contratante principal.
Durante um breve discurso, o Sr. Charles Edelstenne disse que cabe agora aos governos pensar em um follow-up para o Neuron, a fim de usar melhor a experiência adquirida durante cinco anos de trabalho de desenvolvimento.
FONTE: Dassault Aviation
LEIA TAMBÉM: