Força Aérea de Israel recomenda a compra de jatos de treinamento da Itália
Decisão pode prejudicar as relações com a Coreia do Sul, que também está na disputa para vender o seu T-50 e acusou Israel de favorecer o italiano M-346
A Força Aérea de Israel recomendou a compra de jatos italianos de treinamento para substituir sua frota envelhecida. Aguarda-se que o Ministério da Defesa e as Forças de Defesa de Israel devam fazer sua escolha entre o jato coreano T-50 Golden Eagle e o M-346 Master da Itália dentro de algumas semanas. O negócio é avaliado em cerca de um bilhão de dólares.
A nova aeronave vai substituir a frota envelhecida da IAF, composta de jatos A-4 Skyhawk americanos empregados por pilotos de combate em treinamento.
As relações entre Seul e Jerusalém têm estado tensas por vários meses, com a Coréia acusando Israel de favorecer a Itália nas negociações. Nos últimos anos, os sul-coreanos têm adquirido uma média de US$ 280 milhões por ano em produtos de Defesa.
Em dezembro, o chefe da agência sul-coreana de aquisições de defesa e o presidente da fabricante de aviões estatal Korea Aerospace Industries (KAI) estiveram em Israel, onde se encontraram com autoridades do Ministério da Defesa. Membros da Defesa israelense rejeitaram as alegações coreanas e disseram que nenhuma decisão foi feita ainda sobre quais jatos de treinamento serão comprados.
O porta-voz da IDF disse ao Haaretz que “a IAF não discute suas recomendações profissionais através da mídia.”
FONTE: www.haaretz.com