Será que agora vai? Contagem regressiva de dez dias para o vencedor do MMRCA
–
Ao menos é o que fontes ‘top’ da Força Aérea Indiana disseram ao jornal indiano ‘Economic Times’
–
Segundo matéria do “Economic Times” de domingo, 15 de janeiro, o vencedor do programa MMRCA (aeronave de combate multitarefa de porte médio) deverá ser anunciado nos próximos dez dias. Concorrem o caças Rafale, da francesa Dassault, e o Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter.
O processo para determinar o L1 (proposta de menor valor) está em progresso e espera-se que seja decidido em mais dez dias, conforme fontes “top” da Força Aérea Indiana. Conforme o procedimento do contrato, segundo o jornal indiano a proposta de menor valor será a vencedora do contrato, em que foram eliminados caças norte-americanos da Lockheed Martin e Boeing, além da MiG (russa) e da Saab (sueca) após avaliações de campo.
Desde que as propostas do consórcio Eurofighter e da Dassault foram abertas em 4 de novembro do ano passado, o Ministério da Defesa tem estado ocupado determnando quem tem a proposta de menor valor. A do Typhoon tem por trás quatro nações parceiras (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido), e a do Rafale tem o Governo Francês.
FONTE: The Economic Times (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e Força Aérea Real Britânica (RAF)
NOTA DO EDITOR: a última “contagem regressiva de dez dias” que publicamos a respeito do MMRCA, com base em notícia de outro jornal indiano, referia-se à abertura das propostas do Rafale e do Typhoon. Na ocasião (7 de outubro do ano passado), os “dez dias” na verdade se tornaram quase um mês (4 de novembro). Vamos aguardar…