Mirage 2000 D francês e F-15 saudita colidem em exercício – pilotos ejetaram
Um Mirage da Força Aérea Francesa e um F-15 da Força Aérea Real Saudita colidiram neste sábado (14 de janeiro) em um exercício realizado no norte do reino, região de Tabuk, sem casualidades, segundo informes da AFP, Arabianbusiness e Daily Air Force – este último indicou, no título da notícia, que a aeronave francesa era do tipo Mirage 2000.
Informe do Ministério da Defesa da França confirmou de que se trata de um Mirage 2000D, modelo biplace cuja missão principal é o ataque ao solo.
Pronunciamento de fonte oficial do Ministério da Defesa da Arábia Saudita à SPA (Saudi Press Agency) disse que “durante um exercício conjunto com combate aéreo, um Mirage francês colidiu com um F-15 saudita. O piloto saudita e os dois pilotos franceses ejetaram-se com segurança e foram resgatados no Setor do Comando do Norte. Investigações estão em curso para determinar as circunstâncias do incidente.”
No último mês de maio, um F-15 saudita caiu no leste do reino, com a morte do piloto, durante uma missão de treinamento. A menos de um mês, na mesma província do norte onde ocorreu o acidente deste sábado, um jato de treinamento Hawk caiu após colidir com um pássaro, e o piloto se ejetou.
Informe do Ministério da Defesa da França traz também as informações de que os três tripulantes das aeronaves (dois franceses e um saudita), após a ejeção, foram rapidamente recuperados por um helicóptero da Força Aérea Real Saudita e transferidos para um hospital militar do país. Todos sofreram apenas leves escoriações. As aeronaves caíram numa área de deserto, sem causar danos colaterais
Ainda segundo o MD Francês, o exercício conjunto sendo realizado na Arábia Saudita é o Greenshield, para o qual os franceses deslocaram três aeronaves Mirage 2000D, três caças Rafale e uma centena de militares, que estão no reino Saudita desde 11 de janeiro.
FONTES: Ministério da Defesa da França (também foto de baixo), Arabianbusiness, SPA, AFP via Yahoo e Daily Air Force (também foto do alto)
Colaboraram: Justin Case e Giordani RS