Hungria deverá estender ‘leasing’ de caças Gripen até 2026
Segundo o site hungariandefense, com informações e fotos do Ministério da Defesa da Hungria, chegou-se a um acordo para a extensão do contrato de ‘leasing’ dos caças JAS-39 Gripen suecos em uso na Força Aérea Húngara. O ministro da Defesa Dr.Csaba Hende anunciou que o contrato será estendido por dez anos, até 2026, em uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 6 de janeiro.
O acordo foi possível, segundo a notícia, graças à boa parceria, à excelente cooperação em anos recentes e aos interesses regionais do parceiro sueco, permitindo que as consultas a especialistas realizada ao longo de vários meses terminasse com sucesso.
A assinatura do contrato vai economizar uma quantia significativa bruta de 63 bilhões de florins húngaros (HUF), o que dá aproximadamente 260 milhões de dólares ou 467 milhões de reais). Não haverá acréscimo à taxa do aluguel, e sim um aumento de 45% no valor total do contrato calculado até 2026 que resultará em um aumento de 95% no número de horas de voo. A oferta também inclui treinamento.
A consulta a especialistas sobre o tema foi encerrada em dezembro de 2011, e o Governo Húngraro aprovou a decisão de modificar os termos do contrato em 4 de janeiro de 2012. Espera-se agora que o Governo Sueco endosse o contrato até o final deste mês, e a assinatura deverá ocorrer logo após.
Na coletiva de imprensa, o ministro da Defesa disse que a extensão do período do contrato é de interesse nacional porque, do contrário, o contrato de “leasing” da frota de quatorze caças expiraria em 2016 e não há uma solução alternativa para substituí-los. O ministro Hende elogiou os modernos caças Gripen, que são interoperáveis com as Forças Aéreas dos aliados da OTAN. A necessidade dos caças foi demonstrada em um incidente aéreo ocorrido no dia 4 de dezembro do ano passado, quando um avião intruso, vindo do exterior, adentrou o espaço aéreo húngaro e foi interceptado pelos caças em alerta de reação rápida (quick reaction alert – QRA) em quatro minutos.
Segundo a notícia do hungariandefense, o ministro também destacou que, além das operações recentes na Líbia e os elogios de militares e especialistas, a maior evidência da capacidade do Gripen é o fato de que a Suíça, recentemente, decidiu encomendar 22 dos caças suecos.
FONTE / FOTO DO MEIO: hungariandefense.com e Ministério da Defesa da Hungria
DEMAIS FOTOS: Saab
COLABOROU: DrCockroach
NOTA DO EDITOR: por enquanto, não há informações adicionais a respeito no site da Saab, provavelmente porque os trâmites junto ao Governo Sueco, conforme mostrado na notícia, ainda devem ser cumpridos antes da assinatura do contrato.