Defesa aérea do Báltico sob as asas (e a fumaça) dos F-4 alemães

22

A brincadeira do título não é exclusividade do Poder Aéreo. No dia 2 de janeiro o site da Força Aérea Alemã (Luftwaffe) informava a chegada à Lituânia de caças F-4 F Phantom II do esquadrão (jagdgeschwader) 71 “Richthofen”, para cumprir a missão de defesa aérea dos países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia) que é realizada em rodízio pelas forças aéreas de outros países da OTAN. Na legenda da foto acima, o site da Luftwaffe indicava: “a fumaça típica anuncia a chegada do Phantom”.

Segundo o informe alemão, foram três caças a pousar na tarde de 2 de janeiro na Base Aérea de Siuliai, na Lituânia (já uma nota do Ministério da Defesa da Lituânia dizia serem quatro), de um total de seis F-4F Phantom II que estão rendendo caças F-16 da Força Aérea Dinamarquesa que cumpriram a missão por 4 meses, incluindo o período de Natal e Ano Novo.

Na cerimônia realizada em 4 de janeiro, foi passada simbolicamente a chave do comando de Alerta de Reação Rápida (Quick Reaction Alert – QRA) para o comandante do contingente da Força Aéra Alemã, que vai aplicar na missão os mesmos padrões usados na defesa do espaço aéreo alemão pelos próximos quatro meses. Trata-se da quinta vez que a Luftwaffe realiza a tarefa, para a qual, além dos F-4, já foram empregados caças Eurofighter Typhoon.

Para saber mais sobre o rodízio de forças aéreas da OTAN para a Defesa Aérea do Báltico, veja algumas das diversas matérias já publicadas no Poder Aéreo a respeito, clicando na lista de links mais abaixo.

FONTES / FOTOS: Força Aérea Alemã e Ministério da Defesa da Lituânia

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz