Rafale: Qatar e Kuwait esperam decisão dos Emirados para também comprar
Segundo o ministro da Defesa da França, Gerard Longuet, o Qatar e o Kuwait estão interessados em comprar o caça francês Rafale, mas aguardam que os Emirados Árabes Unidos façam sua encomenda primeiro. Na segunda-feira, 9 de janeiro, o ministro disse que “eles estão de fato interessados, mas não tomarão a decisão final antes que o primeiro faça a compra”.
Ele disse ter esperanças que os Emirados, que atualmente estão em conversações com a França para comprar 60 Rafales, tomaria uma decisão “num prazo que permitirá que seus dois vizinhos, que esperam ter interoperbilidade com os Emirados, tomar decisões.” Especialistas da indústria estimam que o Kuwait precisa de 18 a 22 caças, enquanto que o Qatar necessita de 24 aeronaves.
Após abrir conversações para comprar o Rafale em 2008, os Emirados disseram em novembro que a oferta dos caças pela francesa Dassault Aviation não era competitiva e abriram o contrato para competição. A França tem levantado preocupações a respeito do futuro do programa Rafale, que tem lutado para encontrar compradores externos para apoiar um projeto que, até o momento, já custou mais de 51 bilhões de dólares.
O ministro Longuet avisou, em dezembro, que a produção do caça multitarefa poderia ser interrompida caso continue a se mostrar incapaz de vender no exterior.
FONTE: AFP, via The National (tradução, adaptação e ediçã0: Poder Aéreo)