Índia aprova compra de 500 mísseis Mica a US$ 2,7 milhões cada

15

Valores divulgados pelo site Flightglobal são aproximados – matéria também dizia, na última sexta-feira dia 6 de janeiro, que decisão do MMRCA será só no final deste mês

 

Segundo matéria do último dia 6 de janeiro do site Flightglobal, assinada pelo correspondente Greg Waldron de Cingapura, a Índia aprovou a compra dos mísseis ar-ar Mica, mas continua demorando para decidir a compra de caças do programa MMRCA (aeronave de combate multitarefa de porte médio).

O Comitê de Segurança do Gabinete Indiano autorizou o acordo para equipar os caças  Dassault Mirage 2000 do país com os mísseis ar-ar Mica da MBDA, embora o contrato não tenha sido oficialmente assinado. Por e-mail, a MBDA confirmou que a compra foi autorizada pelo Gabinete para as versões do míssil guiadas por radar ativo e por infravermelho, mas não foram dadas outras informações.

As notícias sobre a autorização apareceram inicialmente em sites indianos no dia 5 de janeiro, citando fontes anônimas. As reportagens sugeriam que o valor da compra seria de aproximadamente 1,2 bilhão de dólares para uma quantidade entre 450 e 500 mísseis.  A MBDA recusou-se a comentar sobre esses números que, se forem acurados, significariam um custo de aproximadamente 2,7 milhões de dólares por míssil.

A compra está relacionada ao acordo de julho de 2011 para a modernização, pela francesa Dassault, dos caças Mirage 2000H da Força Aérea da Índia para o padrão Mirage 2000-9. O custo desse contrato, estimado em 2,2 bilhões de dólares, levantou críticas na Índia. A mídia do país também vem trazendo informações de que o Ministério da Defesa Indiano adiou o anúncio do vencedor do MMRCA para o final de janeiro (nota do editor: a matéria do Flightglobal é anterior à notícia trazida hoje pelo Livemint de que esse anúncio poderá ser feito mais cedo).

FONTE: Flightglobal (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTO: MBDA

wpDiscuz