O futuro incerto do F-35
O F-35, caça de 5ª geração que está sendo financiado e desenvolvido pelos EUA e mais oito países, foi projetado para ser produzido em 3 versões e substituir os jatos F-16 Falcon, A-10 Thunderbolt II, AV-8B Harrier II e os F/A-18 Hornet.
O plano original era adquirir um total de 2.443 caças F-35, ao custo de cerca de um trilhão de dólares. Mas o mundo mundou, veio a crise financeira que abalou os EUA e que vai produzir cortes sensíveis no orçamento militar americano.
O desenvolvimento do F-35, por sua vez, está mergulhado em centenas de problemas que estão sendo descobertos com a campanha de ensaios em voo.
Parte de um relatório disponível na Internet em novembro de 2011 mostra que tinham sido encontrados até aquele momento 725 defeitos no avião, dos quais 577 deles ainda não tinham sido sanados.
Entre as questões mais críticas, destaque para as inesperadas vibrações graves em manobras de alta velocidade, problemas com a representação de dados no sistema de visão noturna embutida no capacete e falhas freqüentes num componente elétrico que pode derrubar o sistema principal e afetar também os sistemas de pressurização e suprimento de oxigênio para o piloto.
O relatório também expressa a preocupação da equipe de desenvolvimento sobre o ritmo lento em desenvolver e testar a capacidade de combate da aeronave, especialmente em “certas áreas classificadas” que afetam as suas capacidades de defesa aérea.
Foi dito que os ensaios de lançamento de armamento vão exigir mais mudanças no avião e que o projeto ainda vai demorar para atingir a maturidade necessária para o início de produção em série.
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