O F-106 que ‘pousou’ sozinho depois da ejeção do piloto
Esse vídeo traz uma história bastante inusitada, como diz o texto em inglês que o acompanha. Trata-se de um exemplar de F-106 Delta Dart, principal interceptador de alto desempenho do Comando de Defesa Aérea da USAF nos anos 1960 e 1970, que fez uma aterrissagem de barriga sozinho após ter sido abandonado pelo seu piloto.
Em 2 de fevereiro de 1970, durante um treinamento de combate com três desses jatos manobrando agressivamente a 38.000 pés, o primeiro tenente Gary Foust perdeu o controle do caça ao tentar acompanhar uma reversão de alto G feita por outro piloto. Foust foi mal-sucedido na manobra no ar rarefeito, e seu caça entrou num parafuso chato. Sem conseguir sair do parafuso, o piloto ejetou a 15.000 pés, seguindo o aviso de um instrutor que estava num dos outros F-106.
Mas, por algum motivo, logo após a ejeção a aeronave saiu do parafuso e nivelou em voo normal. Na fonia, dizem que alguém até tirou um sarro do primeiro tenente: “Garry, é melhor você voltar para o seu avião.”
O caça acabou “pousando” sozinho em um campo nevado em Montana, e seu motor continuou funcionando por mais uma hora e quarenta e cinco minutos, segundo testemunhas oculares. Isso fez o caça se arrastar sobre a neve metro após metro, abrindo uma trilha. Surpreendentemente, o caça foi resgatado, reparado e voltou a voar, ganhando o apelido de “Corn Field Bomber” (bombardeiro do campo de milho).
Colaborou: Clésio