Comandante da IAF voa Su-30MKI para restaurar confiança dos pilotos

O comandante da Força Aérea da Índia (IAF) realizou um voo de Sukhoi Su-30MKI na última quarta-feira em uma tentativa de restaurar a confiança dos seus pilotos após dúvidas levantadas sobre a segurança da aeronave, surgidas depois do acidente de 13 de dezembro, a terceira desde que o avião foi introduzido em 1997.

Após o vôo, o tenente brigadeiro Norman Anil Kumar Browne disse ao pessoal da Força Aérea da Índia (IAF) na base aérea de Lohegaon em Pune que ele estava ali com, não só para voar o Sukhoi SU-30MKI, mas também para assegurar-lhes que o frota de caças de superioridade aérea está “em boas mãos e é capaz.”

Depois do acidente, a IAF ‘groudeou’ a frota de quase 120 Sukhois para efetuar avaliações junto com técnicos russos.

A frota permaneceu no chão por três ou quatro dias e voltou ao seu programa habitual, voando no final da semana passado.

O Ministério da Defesa, preocupado com as falhas, constituiu uma comissão para investigar o acidente. Os dois últimos acidentes do SU-30 tinham ocorrido em 2009.

“Eu queria estar aqui para não só voar o Su-30, mas também para atender a todos vocês e garantir-lhes que a frota está em boas mãos e é capaz”, disse Browne.

“Nossos meninos têm feito um excelente trabalho e a construção de novos esquadrões de Su-30 precisa ser mantida. Nosso povo deve permanecer a nossa maior prioridade, porque uma equipe coesa traduz-se em uma história de sucesso “, acrescentou.

Durante sua visita, Browne interagiu com os pilotos do esquadrão, engenheiros e todos os demais funcionários da base.

Durante a visita do primeiro-ministro Manmohan Singh a Moscou em 15-17 dezembro para uma cúpula anual, a Índia assinou um novo protocolo para a produção sob licença de outros 42 SU-30 pela Hindustan Aeronautics Limited, elevando a frota final para 272.

A Índia comprou em 1996 50 Sukhois da Rússia em condição fly-away. Em 2000, foi assinado um acordo para a produção sob licença de 140 aviões na Índia.

FONTE: India Gazete

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz