As Filipinas querem adquirir caças F-16 dos Estados Unidos como parte da intensificação dos esforços para defender o arquipélago, informou o secretário de Relações Exteriores Albert del Rosario, nesta quarta-feira.

A nação ficou para trás na proteção de seu território, disse del Rosario, o próximo na lista de Manila é a proteção do espaço aéreo depois de ter comprado um navio da Guarda Costeira dos EUA este ano com planos de adquirir outras duas embarcações semelhantes.

As chances de adquirir os aviões de combate são “grandes”, mas del Rosario não revelou mais detalhes.

A China tem causado inquietação em Washington e nas diversas capitais da Ásia com a reivindicações Mar da China Meridional, uma região que engloba rotas marítimas vitais e que acredita-se sentar em cima do petróleo e vastas reservas minerais.

“Estamos melhorando a capacidade de nossas forças armadas para a defesa territorial. Acho que estamos atrás da curva” em termos de capacidade militar na Ásia, del Rosario aos repórteres.

As Filipinas, que tem uma das Forças Armadas mais mal-equipadas na Ásia, aposentou os últimos de seus jatos de caça em 2005.

Qualquer acordo seria para a compra de F-16 de segunda mão para pagar recondicionamento, manutenção e treinamento de pilotos, del Rosario disse.

No mês passado, os EUA e a Indonésia anunciaram a transferência  e a atualização de duas dezenas de F-16 ex-USAF para a Força Aérea da Indonésia.

FONTE: Yahoo

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz