Concorrências de caças deste final de ano: placar de derrotas até o momento

12

Eurofighter Typhoon: 2 derrotas

(uma no Japão e uma na Suíça)

Boeing F-18 Super Hornet: 1 derrota no Japão

Dassault Rafale: 1 derrota na Suíça

A ordem, de cima para baixo, foi decidida pela importância relativa das concorrências, seja no aspecto financeiro ou em relação ao número de aeronaves que se estima serem encomendadas: duas oportunidade perdidas pelo Typhoon, uma de 42 caças no Japão e outra de 22 caças na Suíça, uma oportunidade perdida pelo F-18 no Japão, relativa a 42 caças, e uma oportunidade de 22 caças perdida pelo Rafale na Suíça.

Não estamos levando em conta outras derrotas acumuladas por algum caça em concorrências do passado ou em cortes para ‘shortlists’, pois o número de derrotados seria por demais elevado. Estamos considerando apenas as acirradas decisões finais de disputas (algumas delas bem longas) que estão sendo anunciadas neste final do ano.

A expectativa, agora, é pelo resultado da concorrência indiana, onde restam dois caças que estão no placar acima, o Typhoon e o Rafale. Um deles poderá terminar o ano com uma contagem bem mais favorável e assumir a liderança no placar da matéria mais acima, referente aos vitoriosos do fim de ano, caso a decisão da Índia não demore ainda mais.

wpDiscuz