USAF culpa o piloto pela queda de caça F-22 Raptor

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A Força Aérea dos EUA tornou público um relatório muito aguardado sobre a morte de um piloto que caiu no deserto do Alasca em um jato militar de caça F-22 Raptor. Um conselho de investigação de acidentes da Força Aérea emitiu um relatório que disse que o capitão Jeff “Bong” Haney, 31, cometeu um erro quando seu F-22 caiu perto da base conjunta de Elmendorf-Richardson, durante uma missão de teste à noite, em novembro de 2010.

Investigadores chegaram a essa conclusão, apesar de descobrirem que houve um problema na sangria de ar do motor, que causou o desligamento automático de vários sistemas – incluindo o fornecimento de oxigênio principal – e cortou o ar para a máscara de Haney.

O relatório concluiu que o fornecimento de oxigênio de Haney foi interrompido automaticamente após os computadores de bordo do F-22 detectarem um vazamento do ar sangrado do motor. Quando isso aconteceu, o sistema desligou o sistema de oxigênio para se proteger de danos adicionais, como projetado.

Para salvar a si mesmo e o avião, Haney deveria ter acionado um “sistema de oxigênio de emergência”, puxando um anel verde localizado sob seu assento abaixo de sua coxa esquerda ou simplesmente tirar sua máscara fora, disse o relatório.

Ao invés disso, Haney, que estava voando na velocidade do som sobre um vale coberto de neve, tentou diminuir a velocidade e começou a descer, numa tentativa de obter ar, disse o relatório. Como isso não funcionou, Haney ficou desorientado e seu avião começou a rolar e entrou num mergulho não intencional, do qual ele não conseguiu sair, segundo o relatório.

A “atenção canalizada” de Haney para tentar obter oxigênio através de sua máscara em vez de acionar o sistema de emergência, levou a fatores que contribuíram para o acidente, disse o relatório. Haney, conhecido por ser um piloto de caça altamente qualificado, caiu a cerca de 138 quilômetros ao norte da base nas Montanhas Talkeetna, disse a Força Aérea.

FONTE: LA Times; TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

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