No dia de ontem(12/12), quatro bombardeiros Su-34 deixarama a pista do aeroporto da Aircraft Production Association (NAPO) em Novosibirsk e seguiram para a base aérea em Voronezh. Mais dois aviões chegarão lá nos próximos dias. A entrega das aeronaves é realizada no âmbito do contrato estatal de cinco anos assinado em 2008 para prover 32 bombardeiros Su-34 para o Ministério da Defesa russo.

Em setembro de 2011 os testes foram concluídos e o ato oficial foi assinado com a recomendação de colocar os aviões em serviço da Força Aérea Russa. No futuro, a aeronave Su-34 substituirá toda a frota de bombardeiros Su-24 atualmente na linha de frente.

O Su-34 pode efetivamente atacar alvos terrestres, aéreos e marítimos, de dia e a noite em qualquer condição meteorológica usando todo o conjunto de armamentos de alta precisão. Em termos de capacidades operacionais este é um avião de geração 4 +. Seu sistemas activos, juntamente com a mais nova geração de computadores, fornecem recursos extras para o piloto e para o navegador para a realização de bombardeios precisos e de manobra sob fogo inimigo. A sua autonomia, aliada a capacidade de reabastecimento em voo, permite que a aeronave possa voar longas distâncias próximas das médias bombardeiros estratégicos.

FONTE: Ria Novosti

wpDiscuz