F-35 com um pé no Japão
O Japão provavelmente vai selecionar o F-35 da Lockheed Martin como o seu próximo avião de combate, noticiou a imprensa internacional nesta terça-feira.
O governo vai escolher entre dois modelos dos EUA – o F-35 e o F/A-18 Super Hornet da Boeing – e o Eurofighter Typhoon, em uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na sexta-feira, informou o jornal Nikkei.
A data da reunião prevista não pôde ser confirmada com funcionários do governo e o porta-voz do governo, Osamu Fujimura, disse que nenhuma decisão tinha sido feita. O escritório do programa F-35 no Pentágono também não tinha recebido qualquer palavra do Japão.
Analistas dizem que a compra pode chegar a US$ 8 bilhões.
A esperança da Lockheed é que a montagem do F-35 no Japão, irá estimular aquela nação a levantar a proibição das exportações de equipamento militar, permitindo que os contratantes locais, como a Mitsubishi Heavy Industries, forneçam peças para o caça.
“Se o governo optar por seguir em frente e relaxar (a proibição de exportação) acreditamos que há um caso muito forte para a participação no programa F-35”, disse Dave Scott, o diretor de desenvolvimento de negócios internacionais para o F-35.
Mesmo sendo o mais caro dos três, o F-35 ganha dos outros devido à sua “performance esmagadoramente superior” e à capacidade furtiva, segundo o Nikkei.
FONTE: Reuters
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo