‘Espadão 2011’, muita chuva e muita emoção
Além dos familiares e amigos, compareceram ao evento autoridades civis e militares , com destaque para os três comandantes dos Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e o Ministro da Defesa, Celso Amorim.
A cerimônia, que normalmente ocorre a céu aberto, desta vez foi realizada no interior do hangar 4, junto à pista 02L/20L, onde regularmente decolam os T-25 Universal do 2º EIA (Esquadrão de Instrução Aérea). E foi também por causa do tempo chuvoso que a Esquadrilha da Fumaça não pôde se apresentar e realizou apenas algumas passagens sobre o hangar onde acontecia a cerimônia.
É durante o “Espadão” que os cadetes entregam os seus espadins (foto abaixo à esquerda) e recebem suas espadas de oficiais (abaixo à direita). É o momento em que deixam de ser cadetes e tornam-se aspirantes a oficiais, ingressando em uma nova fase da carreira.
A turma deste ano, Turma Zyon, conta com 171 cadetes, sendo 23 mulheres e 148 homens. A maioria (120) é formada por aviadores, seguidos por intendentes (36) e infantes (15). Como geralmente ocorre, a turma também conta com cadetes estrangeiros que este ano incluiu dois da República Dominicana, dois da República Bolivariana da Venezuela, um da República do Panamá e um da República do Equador.
Para os aviadores, a carreira terá sequência na Base Aérea de Natal (RN) e na de Fortaleza (CE) no ano que vem, onde eles seguirão para a especialização operacional já definida (caça, asas rotativas, transporte ou patrulha). Ao final de 2012 eles estarão prontos para ingressar em um dos esquadrões da FAB.
Veja nas fotos abaixo algumas das aeronaves da FAB que levaram as autoridades até a AFA.
NOTA DO BLOG: durante o seu pronunciamento, o Ministro da Defesa citou o compromisso do governo em “fornecer os meios adequados para que os jovens militares possam desempenhar com sucesso a profissão que abraçaram”. Seria este um indício de que o F-X2 terá uma solução em breve?