Departamento de Defesa da Suíça discute aquisição do Gripen em duas fases
–
Uma possibilidade é receber inicialmente versões C/D, que depois seriam substituídas por modelos E/F do caça sueco
–
O jornal suíço Basler Zeitung trouxe, em matéria da última sexta-feira, a informação sobre uma possível aquisição em duas fases do caça sueco Gripen pela Suíça. Trata-se do mesmo jornal que havia publicado matéria sobre relatório vazado com avaliações dos concorrentes ao novo caça suíço, dias antes de ser anunciada a decisão pelo Gripen da Saab em detrimento do Eurofighter Typhoon e do Dassault Rafale.
Segundo o jornal, o Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esporte (DDPS) da Suíça está rebatendo críticas internas e externas, que argumentam que o país estaria escolhendo um “caça que só existe no papel”, o que não atenderia ao critério da concorrência de que os caças competidores deveriam ser tipos em operação.
O DDPS discorda dessas críticas. Segundo Silvia Steidle, porta-voz do departamento, “o Gripen E/F é uma versão desenvolvida a partir do Gripen C/D, que está em operação na Suécia. Não há razão para uma ação judicial.”
Ainda assim, segundo o jornal o DDPS vem discutindo, internamente, diferentes formas de adquirir a nova versão do caça com o menor risco possível. Uma das possibilidades examinadas é um tipo de aquisição em duas fases. Seria acordado com a Saab que a Suíça receberia inicalmente as versões C/D do Gripen, e as substituiria pela nova versão E/F quando os novos modelos entrassem em operação na Suécia.
FONTE: Basler Zeitung (Reportagem em alemão. Trecho selecionado, traduzido e adaptado pelo Poder Aéreo)
FOTO: Força Aérea Suíça, via Saab
NOTA DO EDITOR: sobre a possível entrada em operação na Suécia de novos modelos E/F do Gripen, que o final do texto acima faz referência, a matéria “‘O melhor exército do mundo não é o melhor caça do mundo mais alabardas’” traz, entre diversas reportagens selecionadas de jornais suíços e suecos, uma da edição sueca do The Local que trata do assunto. Segundo a reportagem, o comitê de defesa do parlamento sueco defende que a Suécia produza dez aeronaves Gripen das versões E/F, que também vem sendo referidas como “Super-Jas”. A proposta seria levada a comitê no próximo dia 15 para que Governo Sueco decida em 2012 sobre o desenvolvimento desses dez caças de nova geração, no caso da encomenda suíça se encaminhar com sucesso.