Socialistas suíços querem que compra de caças vá a referendo
Segundo matéria da AFP (Agência France Presse), neste sábado os socialistas suíços disseram querer um referendo sobre a decisão do governo de adquirir novos caças por 3,1 bilhões de francos suíços (aproximadamente 2,5 bilhões de euros) se a venda afeta outros gastos.
O Conselho Federal revelou, na quinta-feira, sua proposta de comprar 22 caças Gripen, fabricados na Suécia, para substituir seus envelhecidos F-5. Os socialistas temem que a encomenda represente uma escalada nos gastos militares que poderia ser transformar em restrições do orçamento em outras áreas, especialmente educação, transporte e agricultura.
Num encontro realizado em Lucerna neste sábado, membros do partido passaram, por unanimidade, uma resolução sobre o assunto após um documento detalhando a posição do grupo ter sido aprovado em outubro. O partido rejeita a possibilidade de aumento de gastos principalmente porque não houve uma votação pública sobre a compra das aeronaves, descrita como um “escândalo” pelo membro do Conselho Nacional, Eric Voruz.
Será lançado um referendo se o parlamento procurar uma base legal para justificar restrições orçamentárias ou requerer um aumento do gasto militar para cobrir a aquisição. Se um referendo não brecar o acordo, os socialistas vão pedir uma moratória na compra até 2025.
O acordo para compra do Gripen será submetido ao parlamento como parte do programa militar 2012 do Governo. As decisões parlamentares podem ser submetidas a votação pública na Suíça, no caso de suficientes votos serem coletados.
FONTE: AFP via Yahoo Finance (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: Força Aérea Suíça (avaliação do Gripen em 2008/2009)