Um documento em pdf divulgado pelo DDPS (Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esporte da Suíça) juntamente com a nota oficial sobre a escolha do Gripen como novo caça suíço, mostra nos dados técnicos do caça da Saab a motorização com um General Electric F414G.

Trata-se do motor utilizado no demonstrador NG, que testa as tecnologias das futuras versões do Gripen.

Para resolver essa dúvida, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Saab no Brasil, que contactou a Saab na Suécia e nos repassou a seguinte informação: a escolha da versão (C/D ou E/F, que é a futura versão do caça cujas características vem sendo testadas no demonstrador NG) será um dos temas da negociação que ocorrerá nos próximos mesesClique aqui para ver a tradução da nota oficial da Suíça sobre a escolha do Gripen, e que menciona no texto essa negociação.

Você pode acessar o pdf completo com as características técnicas dos três competidores clicando aqui. Na foto abaixo, pode ser vista claramente a principal diferença externa entre um Gripen D e o demonstrador do NG, que é o trem de pouso. A mudança de posição desse equipamento, que deixou de recolher na fuselagem e passou para naceles nas raízes das asas, liberou espaço interno para o aumento da capacidade de combustível e também permitiu a provisão, sob a fuselagem, de mais dois pilones para armamento.

Publicidade

wpDiscuz