O Vigilance da Lockheed Martin
A Lockheed Martin revelou seu casulo de sensores Vigilance para ser instalado em helicópteros e aeronaves de carga para atuarem como aeronave de vigilância aérea. O casulo é baseado basicamente nos radares APG-80 e APG-81 AESA da Northrop Grumman usados nos caças F-16E e F-35. O casulo de sensores pode ser montado em cabides ou estruturas rígidas com a antena do radar, processador e sistema de força, antena IFF, GPS/INS, sensores MAGE e sistemas de refrigeração. Dois casulos podem ser levados nos lados da plataforma com cobertura de 360 graus. Os casulos permitem que a plataforma realize missões de Controle e Alerta em Voo (CAV), guerra anti-submarina (GAS), vigilância de campo de batalha e busca e salvamento.
Até quatro consoles de operadores podem ser instalados na plataforma, semelhantes ao do Merlin Mk2 da Royal Navy. Os consoles podem ser conectados aos aviônicos da aeronave, como FLIR e datalinks, ou operarem de forma totalmente autônoma. A instalação pode levar menos de 4 horas.
O conceito permite adaptar plataformas já em uso ao invés de comprar novas. Os casulos foram propostos para aeronaves como o C-130, CN-235, Merlin/AW101 e Mi-17. Os helicópteros levariam um ou dois consoles.
A Lockheed Martin vem desenvolvendo o Vigilance desde 2009 após um estudo para adaptar o helicóptero Merlin para substituir os Sea King da Royal Navy nas missões de Controle e Alerta em Voo. Os testes do protótipo em voo já estão ocorrendo e os testes em voo devem iniciar em 2012. A produção pode iniciar em 2013.
OBS: O conceito do Vigilance parece cair como uma luva para o projeto de aeronave de Controle e Alerta em Voo da MB. Os casulos poderiam ser instalados nas aeronaves S-2/C-1 Tracker e até mesmo serem instalado nos Cougar, Super Cougar e MH-16. Por ser um radar de caça imagino que poderia até mesmo guiar mísseis superfície-ar de longo alcance disparados por navios escoltas, com o radar a grande altitude dando capacidade de atingir alvos além da linha do horizonte dos navios. É um conceito usado pelos Standard SM-6 ERAM com radar ativo do AMRAAM e guiados pelos E-2 Hawkeye.