Resultado da competição do Super Tucano nos EUA sairá até dezembro
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Em reportagem da Aviation Week sobre vários programas que a USAF quer salvar dos cortes orçamentários, é citado o prazo para divulgação do resultado da competição LAS, em que restou o Super Tucano: final de novembro ou início de dezembro
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Segundo a Aviation Week, a USAF (Força Aérea dos EUA) vai lutar para proteger programas e capacidades fundamentais dos cortes drásticos do orçamento de defesa, que estão sendo preparados por um “super comitê” do Congresso dos Estados Unidos.
A escala dos cortes ainda está para ser revelada, mas o secretário da Força Aérea, Michael Donley, delineou nove áreas-chave onde missões e capadidades cruciais serão protegidas das reduções. Na lista estão o caça F-35 , o reabastecedor KC-46A tanker e “a família de sistemas de ataque de longo alcance, incluindo o novo bombardeiro”. São itens vitais para as metas da USAF em manter as modernizações em curso, assim como a superiroridade aérea no futuro.
Outras áreas fundamentais incluiem a continuidade do desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados e melhorias “pós-onze de setembro”, a manutenção de presença em países do além-mar, e a modificação de sistemas espaciais para aprimoramento das comunicações e do alerta antimísseis. Donley ambém confirmou que a manutenção da tríade nuclear é um alvo principal, assim como a continuidade do apoio da Força Aérea ao Comando de Forças Especiais dos EUA (U.S. Special Forces Command).
Outras prioridades incluem proteger os fundos para melhorar a capacidade de guerra cibernética, a manutenção da presença da Força Aérea em todos os estados dos EUA e a preservação da “capacidade dos depósitos de manutenção orgânica” da força
Segundo Donley, “nós nos oporemos a reduções que possam causar danos irreversíveis. Há muito trabalho pela frente antes que tenhamos uma clareza estratégica do ambiente em que vivemos. Mas estamos olhando para 10 anos à frente, e apesar de encarar escolhas difíceis, estou confiante que poderemos proteger capacidades cruciais.”
Donley ainda disse que a USAF será, inevitavelmente, muito menor como resultado dos cortes, não importa quais eles sejam. Mas também afirmou que “em primeiro lugar, e mais importante, continuaremos a apoiar nosso pessoal militar e suas famílias. Mas com 35 a 40% do orçamento comprometido com custos do pessoal, tudo precisa ser colocado na mesa.”
Ao mesmo tempo, a USAF decidiu retirar o AT-6 da Hawker Beechcraft da competição LAS – Light Air Support, na qual ele disputava com o Super Tucano da Embraer. A força informou a empresa por carta.
Em um pronunciamento, a Hawker afirmou que “a carta não mostra as bases para a exclusão. Estamos tanto confusos quanto preocupados com essa decisão, dado que vínhamos trabalhando de forma próxima à Força Aéra por dois anos e… investimos mais de 100 milhões de dólares em preparação para atender aos requerimentos específicos da Força Aérea”. A empresa solicitou um “debriefing” (relatório sobre os motivos) à Força Aérea.
O porta-voz da USAF, Jennifer Cassidy, disse à Aviation Week que “a Força Aérea continua em contato próximo com todos os ofertantes da competição LAS. Devido à seleção estar em curso, não podemos comentar sobre a condição (status) de qualquer das propostas. Prevemos a concessão do contrato no final de novembro / início de dezembro. Teremos mais informações assim que todos os ofertantes receberem seus relatórios (o “debriefing”) após a concessão do contrato.”
FONTE: Aviation Week (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
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