Antes do Natal de 2011 deveremos ter o anúncio do vencedor do Programa MMRCA da Força Aérea Indiana. Os dois finalistas, Dassault e Rafale, são muito parecidos, porque tiveram um início de projeto com requisitos semelhantes.

As semelhanças entre os dois aviões, tanto em aparência quanto em performance, podem ser confirmadas na tabela abaixo:

MMRCA da Índia
Características Dassault Rafale Eurofighter Typhoon
Comprimento 50.1 pés (15,27m) 52.4 pés (15,96m)
Envergadura 35.4 pés (10.80m) 35.9 pés (10,95m)
Altura 17.5 pés (5,34m) 17.3 pés (5,28m)
Área alar 492 pés² (45,7m²) 551 pés² (51,2m²)
Peso vazio 20.900lb (9.500kg) 24.600lb (11.150kg)
Peso carregado 30.900lb (14.016kg) 35.000lb (16.000kg)
Peso máximo de decolagem 54.000lb (24.500kg) 52.000lb (23.500kg)
Propulsão 2 x Snecma M88-2 2 x Eurojet EJ200
Empuxo seco 11.250lb/pés² (50kN) cada 13.000lb/pés² (60kN) cada
Empuxo com pós-combustor 17.000lb/pés² (75kN) cada 20.000lb/pés² (89kN) cada
Performance
Grande altitude Mach 1.8 (1.026 nós / 1.900km/h) Mach 2 (1.350 nós / 2.495km/h)
Baixa altitude 750 nós (1.390km/h) 790 nós (1.470km/h)
Alcance 2.000 milhas (3.700km) 1.565 milhas (2.900km)
Raio de combate 1.000 milhas (1.850km) 750 milhas (1.390km)
Teto de serviço 55.000 pés (16.800m) 64.990 pés (19.810m)
Razão de subida 60.000 pés/min (305m/s) 62.000 pés/min (315m/s)
Carga alar 62.8lb/pés² (306 kg/m²) 64.0lb/ pés² (312 kg/m²)
Armamento
Canhões 1 canhão de 30mm GIAT 30/719B com 125 projéteis 1 canhão de 27mm Mauser BK-27 com 150 projéteis
Pontos duros 14 pontos com capacidade de 21.000lb (9.500kg) 13 pontos com capacidade de 16.500lb (7.500kg)

 

Entretanto, algumas diferenças poderão ajudar na definição da escolha final. A razão deste post é justamente fazer um exercício de adivinhação e discutir os prós e contras de cada avião que poderão pesar no MMRCA.

Lembrando que o MMRCA é um programa que prevê a compra de 126 caças para a substituição dos mais de 200 caças MiG-21 e dos MiG-27 e Jaguar da IAF. Portanto deverá ser uma aeronave com capacidade multifunção bem desenvolvida.

Abaixo, os quadros comparativos de prós e contras das duas aeronaves, tirados da publicação Dogfight de 2011, do “think tank” Carnegie Endowment for International Peace:

Convidamos todos os leitores a darem suas opiniões através dos comentários.

Aproveitamos e indicamos todos os que não leram a conferir a história da cooperação na produção de caças na Europa, na excelente série “Muito antes do Eurofighter”:

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