Emirados convidaram Eurofighter para fazer contra-oferta ao Rafale
Segundo reportagem da AFP, os Emirados Árabes Unidos (EAU), que estão nos estágios finais de conversações com a França para a aquisição de caças Rafale, convidou o consórcio Eurofighter a fazer uma contra-oferta. A informação foi dada pelo consórcio no domingo.
O grupo Eurofighter afirmou que os EAU solicitaram ao Reino Unido, que utiliza o Eurofighter Typhoon, que mandasse informações sobre as capacidades da aeronave, e esse “briefing” aconteceu no dia 17 de outubro.
Em pronunciamento, o consórcio disse: “Nós recebemos, na sequência, um requerimento de proposta (RFP – Request for Proposal) para um possível fornecimento do Typhoon. Estamos agora trabalhando duro para mandar uma resposta.” Não foram revelados detalhes adicionais, como a número solicitado de aviões e o cronograma para uma decisão.
No mês passado, o Ministro da Defesa Francês Gerard Longuet disse que as negociações para que os EAU comprassem o Rafale, considerado o orgulho da francesa Dassault Aviation, estavam nos estágios finais. Tanto o Rafale quanto o Typhoon estiveram envolvidos, recentemente, em operações de combate sobre a Líbia. O Rafale foi voado tanto pela Força Aérea (Armée de l’air) quanto pela Marinha (Marine Nationale) da França, e o Typhoon pela RAF (Força Aérea Real Britânica).
Os dois caças também estão nos estágios finais de uma importante competição na Índia, para atender a um requerimento para 126 aviões de combate multitarefa de porte médio para a Força Aérea do país. As propostas finais foram abertas no início deste mês, e uma decisão é esperada para as próximas semanas.
A Dassault procura pelo primeiro cliente de exportação para seu Rafale “omnirole”, enquanto o consórcio de quatro países europeus do Eurofighter espera construir uma base de consumidores que já inclui as nações parceiras – Alemanha, Itália Espanha e Reino Unido – além de dois clientes internacionais, a Áustria e a Arábia Saudita.
FONTE: AFP via IC (tradução, edição e adaptação: Poder Aéreo)
FOTOS: Eurofighter e Força Aérea Francesa
Colaborou: Grifo
NOTA DO EDITOR: no sábado, 12 de novembro, o consórcio Eurofighter divulgou nota sobre a participação de dois caças Typhoon no Dubai Air Show 2011, em que o consórcio vai demostrar uma seleção das capacidades do caça, o que inclui o radar AESA (varredura eletrônica ativa) e as vantagens associadas à sua instalação num nariz mais volumoso e à sua inovadora capacidade de reposicionamento para ampliar o ângulo de aquisição em mais de 200 graus. Também serão apresentados o HMSS (Helmet Mounted Symbology System – sistema de simbologia montado no capacete), o míssil ar-ar Meteor, o míssil ar-mar Marte, assim como os bocais de vetorização de empuxo (Thrust Vectoring Nozzle – TVN) dos motores EJ200. O consórcio também divulgou a sequência de manobras que serão apresentadas pelo Typhoon em suas exibições aéreas (programadas para todos os dias do evento):
Mais uma vez, os Emirados usam o artifício de “colocar o bode na sala” em sua longa negociação para adquirir o Rafale. Ou melhor, colocam o camelo na sala (simpático animal que, não obstante, fede tanto ou mais que um bode – além de ser bem maior).