Após vinte e um meses do primeiro voo em Komsomolsk-on-Amur (Sibéria), os protótipos do Sukhoi T-50 PAK-FA atingiram a marca de cem voos no dia 3 de novembro.

Como comparação, o programa Lockheed Martin F-35 precisou de 31 meses desde a primeira decolagem do protótipo AA-1 até o centésimo voo.

Neste período, o PAK-FA já se apresentou para o público e para o Primeiro ministro Vladimir Putin. Na apresentação do MAKS 2011 houve um problema com um dos motores do caça.

No entanto, a Rússia anda bem ocupada no front de exportação. A Rosoboronexport assinou um contrato com o a Índia para desenvolver uma versão denominada FGFA. A Sukhoi também ofereceu o PAK-FA para a Coreia do SuL para o programa F-XIII, mas curiosamente a delegação russa não compareceu ao Seoul Air Show no mês passado.

A Força Aérea da Rússia anunciou planos de receber o primeiro avião de produção em 2013, e introduzir o PAK-FA no serviço operacional dois anos depois.

FONTE:
Flightglobal

wpDiscuz