PAMA-SP 2011: oficina de trens de pouso deixa “Mike” de muletas
Uma das áreas que visitamos durante o “Domingo Aéreo 2011” do PAMA-SP foi a oficina de trens de pouso, que além de todos os itens relacionados a esse sistema (como rodas, cubos de rodas, hastes, freios etc) também faz a revisão dos ganchos de parada dos caças F-5. Nas fotos abaixo, podem ser vistas várias partes dos trens de pouso do F-5, em fase de inspeção, recuperação e mostradas já prontas para instalação. Mas… cadê as muletas?
Clicando nas fotos, você verá que algumas das rodas do sistema de trem de pouso estão pintadas de vermelho. A cor indica que esses itens não são próprios para uso em voo (condenados ou com itens a menos), mas ainda podem ser utilizados dentro do próprio PAMA para movimentação de aeronaves durante as revisões etc, de modo a preservar, para uso operacional, as rodas que estão dentro dos requisitos necessários. Essas rodas vermelhas, sem os cubos onde estão os sistemas de freios, recebem o apelido de “muletas”.
Clicando na imagem que abre a matéria para ampliá-la, você poderá notar que o F-5E “Mike” (código fonético para “M” de modernizado) da foto está utilizando essas rodas pintadas de vermelho. Clique aqui para ler uma história divertida sobre essas “muletas” , no site da Associação Brasileira dos Pilotos de Caça – ABRA PC.
Sobre a produção de peças de uso aeronáutico, tanto do sistema de trem de pouso quanto itens diversos, vale lembrar que o PAMA-SP não é a única organização da FAB em São Paulo que produz peças de reposição nacionalizadas para o F-5 e outras aeronaves da Força Aérea Brasileira. Deve-se destacar o trabalho do CELOG (Centro Logístico da Aeronáutica), localizado bem próximo ao PAMA, do outro lado da pista do Campo de Marte. O CELOG se responsabiliza pela produção de diversos itens de utilização geral que têm alto consumo, como anéis, buchas, gaxetas, juntas, contatos, relés, transistores, molas, engrenagens, parafusos, porcas, arruelas, pinos, pastilhas de freio entre outros (alguns dos quais instalados nos conjuntos visíveis nas fotos acima).
E, pra finalizar, outra curiosidade relacionada a esse sistema do F-5. Se você possui carro e, alguma vez na vida, se deu ao trabalho de ler o manual do proprietário, deve saber que a pressão dos pneus deve ser adequada à carga do veículo: quanto mais pesado, mais pressão deve ser colocada nos pneus, para um melhor desempenho e segurança – seguindo sempre as indicações do fabricante. Isso não é diferente em relação ao F-5. As duas fotos abaixo mostram um aviso colocado na porta da bequilha (trem de pouso auxiliar), vista num dos caças do tipo adquiridos na Jordânia.
Pode-se ver que, conforme a configuração de cargas externas sob as asas e a fuselagem (em diversas combinações) há uma pressão adequada tanto para a roda da bequilha (nose whell) quanto para as rodas do trem de pouso principal (main whell).
Esta série exclusiva do Poder Aéreo sobre o PAMA-SP, retratando o chuvoso mas proveitoso “Domingo Aéreo” de 2011, está chegando ao fim. Aguarde as últimas matérias nos próximos dias e aproveite para ler as que já publicamos, desta e de outras séries relacionadas, clicando nos links abaixo.
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