PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
Na foto logo abaixo, pode-se ver a parte ventral da fuselagem de um dos caças F-5 adquiridos usados na Jordânia, tendo ao fundo uma parte da oficina do “Hangar Major Santos” (Hangar 3) onde os F-5 da FAB são desmontados, revisados e remontados.
A imagem simboliza o fato de que o PAMA-SP ainda terá muito trabalho pela frente para colocar os oito monopostos (F-5E) na mesma situação dos três bipostos (F-5F) que já mostramos deste lote de onze caças “ex-jordanianos”. Mas também simboliza que, ao mesmo tempo, a organização dispõe das máquinas novas e antigas que realizam esse trabalho, além de pessoal (também incluindo recém-chegados e veteranos) capacitado para operá-las.
As fotos logo acima (e também a imagem que abre a matéria) mostram sete desses caças, que já têm parte da numeração de suas matrículas na FAB pintadas nos estabilizadores verticais (de 79 a 85). Vários componentes já foram retirados dessas aeronaves, muitos deles colocados em caixotes próximos às células. Mas um dos “ex-jordanianos”,especialmente, mostra que está num estágio mais avançado do processo de revisão. Trazendo sua provável futura matrícula na FAB escrita na área da cabine (4878) , esse F-5E está do outro lado do hangar e já aparece com sua pintura debastada e praticamente todos os componentes retirados da célula, como se pode ver nas imagens abaixo.
Clicando nas fotos acima para ampliar, pode-se ver as marcações de locais que deverão receber tratamento ou substituição de partes no 4878. As células de F-5F que já mostramos nesta série de matérias, e que foram priorizadas para a revisão devido à maior necessidade de caças bipostos, não estavam muito diferentes quanto ao estado de conservação que os F-5E que são mostrados nessas fotos. Percebe-se então a dimensão do trabalho que o PAMA-SP tem pela frente com os caças comprados da Jordânia, trabalho que se soma às grandes inspeções dos atuais F-5 da FAB, o que inclui não só revisar componentes, mas também produzir peças novas e recuperar antigas para a instalação nos caças. Parte dessa atividade é o que estamos mostrando nesta matéria, complementando o que já vimos nas anteriores.
No conjunto de seis fotos abaixo, pode-se ver algumas das máquinas empregadas na produção de novas peças de reposição para os caças. É bom lembrar que o tipo de revisão realizada é nível parque, ou industrial. Logo, é de se esperar encontrar maquinário industrial no PAMA-SP. A primeira imagem (superior esquerda) mostra uma máquina fresadora, que faz a usinagem automática em um bloco de metal, conforme o desenho programado em seu sistema digital. Na imagem seguinte, à direita, vê-se uma peça sendo usinada em outra máquina semelhante, com o emprego de líquido para a refrigeração do corte no metal. Mais abaixo, na foto central esquerda, são vistas várias peças fabricadas ou recuperadas, sendo que, mais à direita da imagem, pode-se ver exatamente a peça que estava sendo usinada pela máquina. Ainda nessa foto, de cima para baixo, vê-se um exemplo de bloco de metal cortado, a peça quase pronta e, por fim, a peça acabada, com todas as furações e a pintura “primer” (esverdeada) já aplicada. As demais fotos mostram outras peças que são recuperadas ou fabricadas no PAMA-SP (e não só para o F-5).
As duas últimas imagens desta matéria mostram algumas máquinas mais antigas (como tornos, por exemplo) que continuam sendo de grande valia para esse trabalho de fabricação e recuperação de peças aeronáuticas, que após aprovadas seguem para a linha de remontagem dos caças. A última foto, da direita, mostra alguns componentes brilhando como novos, prontos para instalação nas células revisadas de F-5. Você conseguiria identificar essas partes? (se precisar de ajuda, basta acessar os links a seguir para ver muitos detalhes dos F-5 da FAB).
Amanhã, publicaremos mais uma das matérias finais desta série “PAMA-SP 2011”. Aguarde!
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